Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 24 de março de 2008

O poder curativo dos espinafres...


Reduz o risco de obesidade, diabetes, cancro, patologias cardiovasculares, prisão de ventre e deficiências vitamínicas ou minerais .

Ao contrário do que dizia Popeye, os espinafres não são apenas uma fonte de ferro, que dá energia e força. Tal como outras hortaliças de folha verde-escura, têm propriedades que protegem e regulam o metabolismo. O ferro, conhecido por ser eficaz contra o cansaço, era indicado como o responsável por tais “poderes”. Hoje, sabe-se que, embora os espinafres contenham aquele mineral, o verde das suas folhas escondem ainda grandes quantidades de vitaminas.


Os pratos coloridos graças ao espinafre não são só um regalo para olhos. A qualidade nutritiva das suas ramagens é capaz de reduzir o risco de diversas doenças: obesidade, diabetes, cancro, patologias cardiovasculares, prisão de ventre e deficiências vitamínicas ou minerais. A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo mínimo de 400 gramas destes hortícolas por dia para se usufruir dos seus efeitos terapêuticos. Na história, Popeye comia espinafres enlatados, mas actualmente existem formas mais apelativas e rápidas de ingerir este alimento.


A sopa, por exemplo, parece ser a forma mais consensual para agradar às crianças. E mesmo que não tenha tempo de prepará-la, não se esqueça das sopas já confeccionadas e prontas a comer que preservam os benefícios dos nutrientes. Outra opção passa por incluir espinafres nas saladas ou em purés.


Os espinafres enquanto “remédio” natural


Não é exagero dizer que os espinafres têm mais benefícios do que muitos medicamentos. Contudo, este alimento não pesa no estômago, já que em cada 100 gramas existem apenas 16 calorias, sendo, deste modo, um grande aliado das dietas de emagrecimento. O complexo vitamínico que enriquece as folhas desta verdura é tão forte como a sua cor:


Vitamina A - Actua como protector da pele, aumentando a sua hidratação e elasticidade;


Vitamina C - Estimula as defesas naturais do organismo;


Vitaminas E, B1 e B6 - Mantêm o bom estado dos tecidos musculares e nervosos;


Ácido Fólico – Derivado da vitamina B, este nutriente é fundamental durante a gestação. Os médicos contra-indicam engravidar, caso se tenha carência desta propriedade.


Para além disso, é eficiente no combate à anemia e às doenças cardiovasculares. Os benefícios das folhas são inúmeros para a saúde. As folhas macias do espinafre são também fontes importantes de sais minerais. O ferro, o potássio, o enxofre, o arsénico, o cobre e o iodo actuam na formação e constituição do sangue. O magnésio, o cálcio e o fósforo são imprescindíveis na aquisição de massa óssea e no desenvolvimento da dentição.


Os espinafres contêm ainda luteína, um antioxidante da família dos carotenóides, que melhora a visão e funciona como uma arma potente contra o risco de cancro do cólon. Um dos principais responsáveis pelo verde das folhas é a clorofila, um pigmento capaz de oxigenar as células e melhorar o metabolismo da energia. Destaca-se ainda o seu valor em quertina, um fitoquímico com uma acção que ajuda a proteger as células e os tecidos das agressões externas.



Nota: Este texto foi-me enviado por uma amiga do Hi5, Isabel, que me parece ser alguém entendida e/ou interessada na matéria.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.