Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 29 de abril de 2008

O QUE É SER POBRE!?

Um pai, bem na vida, queria que o seu filho adolescente soubesse o que é ser pobre, e levou-o para passar uns dias com uma família de camponeses.
O miúdo passou 3 dias e 3 noites no campo.

No carro, já no regresso para a cidade, o pai perguntou: -Que tal foi a tua experiência? -Boa! - responde o filho, com o olhar perdido no horizonte. -E o que é que aprendeste? - insistiu o pai. O filho respondeu:

1 - Que nós temos um cão e eles têm quatro.

2 - Que nós temos uma piscina com água tratada, que ocupa metade do nosso quintal e eles têm um rio sem fim, de água cristalina, onde há peixinhos e outras belezas fantásticas.

3 - Que nós importamos candeeiros do Oriente para iluminar o nosso jardim, enquanto eles têm as estrelas e a lua para iluminá-los.

4 - O nosso quintal chega até ao muro. O deles estende-se pelo campo fora até perder de vista.

5 - Nós compramos a nossa comida feita, eles cozinham.

6 - Nós ouvimos CD's e mp3... Eles ouvem pássaros, sapos, grilos e outros animaizinhos...tudo isto às vezes acompanhado pelo cantar de um vizinho que trabalha a sua terra.

7 - Nós usamos o micro ondas. Tudo o que eles comem tem o sabor maravilhoso do fogão a lenha .

8 - Para nos protegermos vivemos rodeados por um muro, com alarmes... Eles vivem com as suas portas abertas, protegidos pela amizade dos seus vizinhos.

9 - Nós vivemos ligados ao telemóvel, ao computador, à televisão. Eles Estão ligados à vida, ao céu, ao sol, à água, ao verde do campo, aos animais, às suas sombras, à sua família.
O pai ficou impressionado com a partilha do seu filho e então o filho terminou:

- Pai, obrigado por me teres ensinado o quanto somos pobres!


in http://pt.netlog.com/13n13/blog/blogid=1287354

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.