Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 3 de junho de 2008

Pobreza: Amadora e Loures são concelhos da grande Lisboa com maior percentagem de crianças em barracas...


"Lisboa, 03 Jun (Lusa) - Amadora e Loures são os dois concelhos da área da grande Lisboa com maior percentagem de crianças a viver em barracas e em bairros de realojamento, segundo um estudo sobre a pobreza infantil publicado agora em livro.


O livro "Um olhar sobre a pobreza infantil: Análise do bem-estar das crianças", de Amélia Bastos, Graça Leão Fernandes, Jose Passos e Maria João Malho, apresenta um estudo económico-social sobre crianças nos concelhos de Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Odivelas, Oeiras e Sintra.


O inquérito permitiu analisar cinco mil crianças destes sete concelhos, com idades entre os sete e os 12 anos, que frequentaram os anos lectivos de 2004/2005 e 2005/2006.


De acordo com o trabalho, os concelhos analisados podem dividir-se em dois grupos extremos: Amadora e Loures, por um lado, e Oeiras, por outro. Entre estes estão os concelhos de Cascais, Lisboa, Odivelas e Sintra.


Amadora e Loures são os concelhos com maior percentagem de famílias de etnia negra, registando ainda um maior peso de monoparentalidade feminina e de famílias numerosas.


Nestes dois concelhos, os pais e as mães das crianças analisadas tem em geral baixa escolaridade e reduzidas qualificações profissionais.


Por outro lado, as condições de habitabilidade são mais degradadas do que no resto da região da Grande Lisboa, apresentando uma maior percentagem de crianças a viver em barracas e bairros de realojamento onde dispõem de menos equipamento e menor variedade de brinquedos.


Por estas razões, é maior a percentagem nestes concelhos de crianças que afirma "não gostar do bairro onde vivem" e que se dizem "infelizes com a vida que têm".


No entanto, ao contrário das crianças de Loures, as crianças da Amadora têm a percepção de existência de dificuldades financeiras no agregado familiar.


Estas crianças, segundo o inquérito, são também as que tomam menos banhos semanais, têm uma alimentação menos equilibrada e vão para a escola a pé e sozinhas.


De acordo com o estudo, no lado oposto está o concelho de Oeiras, o que tem a menor percentagem de crianças carenciadas.


Oeiras tem a menor percentagem de agregados de outras etnias e uma maior percentagem de agregados só com um filho.


Os pais e as mães têm elevados graus de escolaridade e profissões altamente qualificadas.


As crianças deste concelho frequentaram jardins-de -infância, fazem consultas médicas de rotina mesmo quando não estão doentes e passam frequentemente férias no estrangeiro.


As condições de habitabilidade são também das melhores da região de Lisboa, com uma percentagem elevada de crianças a viver em moradias/apartamentos maiores, mais bem equipados e com variedade de brinquedos.


Ainda segundo o estudo, as crianças inquiridas neste concelho vão e vêm para e da escola com os pais e de carro."



Agência Lusa, 03-05-2008

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.