Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

INEM esclarece ocorrência relatada num post deste blog:

" De INEM a 11 de Agosto de 2008 às 15:42

Exmo. Senhor,

Sobre a situação que refere no texto de sua autoria, importa ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) explicar o seguinte:

Pelas 21h50 do dia 4 de Agosto 2008, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes de Lisboa e Vale do Tejo (CODU LVT), recebeu um pedido de socorro para um homem de que sentia “falta de ar”.. Foi enviada uma ambulância para o local, dos Bombeiros Voluntários de Sintra, a ambulância mais perto do local da ocorrência.

Esta foi uma chamada que teve a duração de cerca de 6 minutos, ou seja, não existiu nenhum atraso por parte do INEM. Os 6 minutos foram o tempo necessário para apurar o que se passava no local o que não foi de triagem fácil. Tal deveu-se a uma falta de colaboração por parte dos contactantes, consequência do nervosismo, não explicando ao INEM quais os sinais e sintomas da vítima e, inclusive, desconhecendo a morada onde se encontravam, o que levou algum tempo em apurar.

Pelas 22h07, o CODU LVT recebeu uma nova chamada, na qual se concluiu que a vítima estava inconsciente e sem pulsação. O operador alertou que a ambulância estava a caminho, e manteve-se ao telefone com o contactante - até à chegada dos meios - explicando como fazer manobras de reanimação. Foi ainda accionada de imediato uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), localizada no Hospital de Cascais. Assim, a VMER foi accionada quando os sinais e sintomas da vítima assim o exigiam, até então não se haviam verificado critérios clínicos para tal.

Pelas 22h23, a VMER chegou ao local da ocorrência. Pelas 23h08, a equipa da VMER informou o CODU LVT que as manobras de Suporte Avançado de Vida (cerca de 40 minutos), foram infrutíferas e verificado o óbito.

Perante a análise dos factos concluiu-se que, em função dos sinais e sintomas clínicos apresentados pela vítima, o plano de resposta de envio de uma ambulância foi correcto. Após a recepção de novos dados do local, 8 minutos depois, informando da alteração do estado de consciência e da ausência de pulso, foram reforçados os meios para o local, accionando-se um meio diferenciado – uma VMER. Realce-se ainda para o facto de o operador ter dado as recomendações adequadas, ensinado como efectuar manobras de reanimação e instigando a sua execução.

A vida humana é para este Instituto um bem de maior valor, sendo que sempre que não se consegue evitar o fim de uma vida é, para nós, uma situação dolorosa. Todos os cidadãos são merecedores do nosso respeito e da vontade de prestar os cuidados de emergência médica de que necessitem, e todas as situações são encaradas por nós com a gravidade que exigem.

Esperando ter contribuído para um esclarecimento cabal desta situação, encontramo-nos à disposição para prestar as informações adicionais que entenda necessárias.

Melhores cumprimentos,

Ana F. S. Ros
Gabinete de Comunicação e Imagem
Instituto Nacional de Emergência Médica
Rua Almirante Barroso, 36 / 1000-013 Lisboa – Portugal
Tel. + 351 213 508 108 / Fax. + 351 213 508 183
e-mail: ana.ros@inem.pt
Internet: http://www.inem.pt/ "


O post publicado:

" Quarta-feira, 6 de Agosto de 2008

Asmático morre à espera do INEM...

"Um doente asmático morreu na segunda-feira à noite à espera de socorro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) em Terrugem, no concelho de Sintra. A viatura médica só chegou ao local hora e meia depois do pedido de ajuda, efectuado através do 112, disse ontem ao CM Maria Augusta Machado, irmã da vítima, que acusa o INEM de "lentidão na prestação de socorro"."

in Correio da Manhã online, 06-8-2008



Publicada por Zorate em 3:32
Etiquetas: , , , , , , "


Nota do editor deste blog:

O texto (título incluído) que publiquei, não é da minha autoria, mas sim do Correio da Manhã, como poderá ser confirmado.

Apenas a imagem foi escolhida por mim.

Perante a gentileza do INEM, em me enviar os detalhes da ocorrência, não pude deixar de publicar a sua mensagem.

O editor
A. João

1 comentário:

inem disse...

Caríssimo autor,

em nome do INEM, muito agradeço a iniciativa e a gentileza de veicular a informação correcta aos seus leitores.

Grata,

Ana F. S. Ros
Gabinete de Comunicação e Imagem
Instituto Nacional de Emergência Médica
Rua Almirante Barroso, 36 / 1000-013 Lisboa – Portugal
Tel. + 351 213 508 108 / Fax. + 351 213 508 183
e-mail: ana.ros@inem.pt
Internet: www.inem.pt

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.