Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 31 de agosto de 2008

Murça - Crasto de Palheiros abre em Outubro...



"O Centro Interpretativo do Crasto de Palheiros, Murça, a porta de entrada do megamonumento calcolítico com cinco mil anos, vai ser inaugurado em Outubro. Estará aberto durante todo o ano, com visitas guiadas.

O presidente da Câmara de Murça, João Teixeira, disse à Lusa que o centro interpretativo, vai proporcionar visitas através de roteiros turísticos pelo povoado, lugar fortificado que foi ocupado no Calcolítico (Idade do Cobre) e na Idade do Ferro.

Há 5000 anos, o Crasto de Palheiros era uma imponente fragada natural, que ao longo dos anos foi recebendo diferentes populações pré-históricas com uma grande importância a nível político, económico, social e religioso.

O topo da colina sobranceira à localidade de Palheiros foi coberto por uma muralha e terraços de pedra visíveis a dezenas de quilómetros de distância, funcionando aparentemente como um espaço sagrado de concertação entre os inúmeros povos da região.

No centro interpretativo, edifício com a frente toda em vidro e em cujo interior se pode observar a parte da rocha da encosta, vão estar expostos alguns objectos descobertos no povoado e ainda cartazes com a história do monumento.

A concretização deste projecto custou cerca de 400 mil euros. Segundo João Teixeira, falta apenas realizar as obras de melhoria do acesso ao local, que ficarão concluídas durante o mês de Setembro. "Conjuntamente com o acesso e a desmatação do monte, podemos dizer que o investimento total neste monumento rondou os 600 mil euros". "
in Jornal de Notícias online, 31-8-2008

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.