Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Navio da Greenpeace chega a Lisboa na quinta-feira...


"Um dos três navios da Greenpeace, o quebra-gelo Artic Sunrise, chega a Lisboa quinta-feira, ao cais de Alcântara, depois de três meses no Mediterrâneo a denunciar actividades destrutivas e a documentar as áreas marinhas que necessitam de protecção.
A paragem do navio em águas portuguesas tem como objectivo divulgar a campanha de mercado de peixe da Greenpeace, que tem como objectivo diminuir a comercialização no mercado nacional de espécies consideradas em vias de extinção, como o salmão, o bacalhau ou o espadarte, e ajudar a salvar os oceanos.
Antes de se juntar à frota da Greenpeace, em 1995, o Arctic Sunrise era um navio utilizado na caça às focas baptizado com o nome de Polar Bjorn, e chegou mesmo a ser confrontado por activistas da Greenpeace quando fazia a entrega de equipamentos para a construção de uma pista de aterragem dentro de uma reserva de pinguins na Antárctica, que se destinava à exploração de petróleo e de reservas minerais pelo governo francês.
A primeira campanha do Arctic Sunrise, já nas mãos da Greenpeace, foi uma acção para acabar com o descarte de instalações petrolíferas no mar. Foram lançados ao mar vários activistas que ocuparam a reserva de petróleo Brent Spar, localizada no Mar do Norte, para evitar que fosse afundada uma instalação com 14.500 toneladas.
O Arctic Sunrise tem participado em muitas outras campanhas da Greenpeace, entre as quais uma investigação à poluição de plataformas de petróleo no Mar do Norte, perseguições de embarcações piratas que pescavam ilegalmente no Oceano Índico, confrontos com poluidores no Mediterrâneo.
No último Outono, no oceano Antárctico, o Arctic Sunrise chegou a ser atacado e danificado pelo navio-fábrica da frota baleeira japonesa, o Nisshin Maru."
Lusa/SOL online, 20-8-2008
.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.