Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Optimismo pode proteger do cancro da mama...


"Sentimentos de alegria e optimismo têm um papel protector contra o cancro, afirmam cientistas, que também advertem para a possibilidade de acontecimentos pessoais e familiares de natureza infeliz poderem influenciar o desenvolvimento da doença.

A investigação foi feita na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Negeve, em Israel e abrangeu cerca de 600 mulheres, menos de metade das quais com cancro da mama. Elas responderam a questionários sobre as suas experiências de vida e foram avaliadas quanto ao seu nível de felicidade, optimismo, ansiedade ou depressão. Fazendo a interpretação dos resultados, o primeiro autor do estudo refere que "as mulheres jovens que estiveram expostas a um certo número de acontecimentos negativos devem ser consideradas como pertencendo ao "grupo de risco" susceptível de desenvolver cancro". Já a sensação geral de felicidade e o optimismo podem ser vistos como factores de protecção.

As mulheres doentes foram inquiridas já depois do diagnóstico de cancro, o que pode ter influenciado a sua atitude, tornando-a mais depressiva, segundo acautelam os investigadores."
in Jornal de Notícias online, 25-8-2008

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.