Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Menopausa - Viver em pleno a sexualidade...


"O início da menopausa não afecta a sexualidade. "Desde que a mulher seja devidamente acompanhada e não tenha problemas médicos não se deve pensar que a menopausa pode afectar a sexualidade", explicou ao CM o psiquiatra e sexólogo Júlio Machado Vaz, salientando que "não existe nenhuma razão para a mulher deixar de sentir desejo ou prazer".

O ginecologista/obstetra Mário de Sousa, presidente da Sociedade Portuguesa da Menopausa, indica os sintomas que afectam 75 por cento das mulheres: 'No período que antecede a menopausa e durante o processo as mulheres têm calores, suores, alterações de sono, alterações de humor que se traduzem em comportamentos depressivos e ansiosos e atrofia urovaginal que na prática é a secura da vagina. Todos estes factores são tratáveis.'

Júlio Machado Vaz acredita que algumas mulheres se sentem inseguras com a chegada deste ciclo: 'Ainda há mulheres que encaram a menopausa como mais do que o simples fim da capacidade reprodutiva e esses casos podem dar origem a depressões.'

A menopausa acontece na maioria dos casos entre os 45 e os 55 anos. 'Antes dos 40 consideramos uma menopausa precoce e nesses casos as mulheres correm riscos de osteoporose e de problemas cardiovasculares', sublinha Mário de Sousa.

Os especialistas são unânimes quando se fala de atrofia urovaginal: 'A secura da vagina faz com que a penetração seja dolorosa, mas há terapias. Se a mulher não tiver contra-indicações toma hormonas [esterogéneos] de substituição ou faz uma terapia localizada', revela o porta-voz da Sociedade Portuguesa da Menopausa.

Quando a vida sexual no casal não é satisfatória ou não está bem resolvida, a entrada na menopausa pode agravar o conflito íntimo: 'É evidente que se a sexualidade já não estava bem a menopausa vai agravar a situação, uma vez que a maioria das mulheres precisa de ser medicamente acompanhada', remata Mário de Sousa.

APONTAMENTOS

HÁBITOS SAUDÁVEIS
A partir dos 25 anos as mulheres devem promover hábitos de vida saudáveis para evitar menopausas precoces.

DIETA EQUILIBRADA
Entre cinco a dez por cento das mulheres engorda durante a menopausa, apresentando dificuldades em eliminar esses quilos. Os especialistas recomendam às mulheres com mais de 35 anos que vigiem o peso e não se deixem engordar.

TABACO E ÁLCOOL
As fumadoras e as mulheres que consomem álcool regularmente correm riscos acrescidos de sofrer uma menopausa precoce.

MÉTODO CONTRACEPTIVO
Durante a pré-menopausa as mulheres devem tomar um método contraceptivo pois correm o risco de engravidar.

NEM TODOS OS HOMENS PASSAM PELA ANDROPAUSA
O hipogonadismo masculino tardio, vulgarmente designado por andropausa, pode surgir em homens a partir dos 50 anos, embora muitos não passem por esta fase: 'Na andropausa existe uma diminuição da testosterona e há sintomas associados a este processo como a falta de apetite sexual, a falta de libido, a disfunção eréctil, a adiposidade e distúrbios osteomusculares', explicou ao CM o médico Manuel Mendes da Silva, da Associação Portuguesa de Urologia. Quando há sintomas é conveniente o homem realizar análises: 'Muitas vezes os homens nem se apercebem de que estão na andropausa', afirma o especialista. E prossegue: 'De uma maneira geral os homens são mais fechados do que as mulheres e têm pudor em falar abertamente sobre a andropausa.'

ESPECIALISTA RECOMENDA BOM SENSO
Um estudo apresentado em Fevereiro nas V Jornadas de Urologia, em Coimbra, dá conta de que os homens de meia-idade se sentem insatisfeitos com a sua vida sexual e que desejavam ter mais relações sexuais. 'É preciso ter bom senso. A partir de certa altura da vida, os homens sofrem diminuição da hormona testosterona. Podem não sentir nem passar pela andropausa, mas um homem com 60 anos não pode querer ter o vigor sexual que tinha aos 20, por exemplo', diz ao ‘CM’ o urologista Manuel Mendes da Silva. Outro inquérito europeu, realizado em 2005, revela que 80 por cento das mulheres entre os 50 e os 60 anos considera fundamental uma vida sexual satisfatória. As mulheres devem visitar o ginecologista com regularidade e reforçar essas visitas assim que tiverem algum dos sintomas que indicam o início do ciclo da menopausa.

NOVA FASE NÃO CONDICIONA SEXO
O psiquiatra e sexólogo Júlio Machado Vaz diz que não existe nenhuma relação entre a menopausa e a ausência de uma vida sexual plenamente satisfatória."
in CM online, 18-9-2008

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.