Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 27 de setembro de 2008

Morreu o actor norte-americano Paul Newman...


"Faleceu esta madrugada o actor, realizador e activista humanitário Paul Newman. Vencedor de três Óscares da Academia e um dos maiores nomes de sempre do cinema, Newman perdeu a luta contra o cancro aos 83 anos.
O actor estava há vários meses na sua quinta em Westport, no estado norte-americano do Connecticut, onde lutava contra um cancro no pulmão. Em Maio, tinha abandonado planos para realizar uma nova película devido a problemas de saúde não especificados. Em 2007, anunciou o fim da sua carreira de actor.

Newman contava com um percursos de mais de 40 anos, marcado por desempenhos como o de Butch Cassidy & Sundance Kid. Trabalhou com Alfred Hitchcock, Martin Scorsese, os irmãos Coen, Elizabeth Taylor e Tom Hanks, entre outros.

Os olhos azuis de Newman faziam de si uma escolha ideal para desempenhar papéis românticos, mas o actor preferia ser o mau da fita, ou encarnar personagens mais complexas.

Foi nomeado para os Óscares dez vezes, vencendo três, incluindo dois prémios honorários.

Além de actor e realizador reconhecido pela crítica, Newman era ainda elogiado pelo seu trabalho humanitário. Fundou uma cadeia de restaurantes em que todo o lucro revertia para instituições de solidariedade social.

Até hoje, tinha dado 200 milhões de dólares para caridade e fundado vários campos de férias para crianças doentes de cancro.

Newman era também um apaixonado do automobilismo que participou em diversas corridas, conseguindo um segundo lugar em Le Mans em 1979.

Casou duas vezes, primeiro com Jackie Witte, depois com Joanne Woodward, e era um defensor da fidelidade conjugal: «Para quê comer um hamburguer fora, quando temos bife em casa?», declarou à Playboy nos anos 70.

Paul Newman, nascido no Ohio a 26 de Janeiro de 1925 numa família judaica de origem eslovaca, deixa duas filhas e um filho."
.
in SOL online, 27-9-2008
.
.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.