Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 6 de setembro de 2008

Relações amorosas andam marcadas pela desconfiança...


"Traição, batota, falcatrua, deslealdade, burla, embuste, impostura, cambalacho, logro, falsidade, vigarice...
Todos estes sinónimos têm a sua tonalidade para caracterizar situações abrangidas pelo inquérito feito pela GfK em 22 países. Ele visou aferir opiniões sobre a honestidade própria ou alheia e a falta dela. No que toca às relações amorosasas, o cenário é mais desanuviado do que em questões relativas a negócios, impostos, desporto ou clima no local de trabalho. Ainda assim, esse cenário não é agradável de ver: os portuguses são relativamente moderados, mas 58% do universo entre eles inquiridos consideram que a traição e deslealdade são problema. Só há 28% que, neste capítulo, consideram não haver motivo para queixas da alma humana.
De forma geral, nos países europeus é elevada a taxa dos que pensam haver lugar a trapaça no relacionamento amoroso. Os turcos, então, abusam, com 89%. Os mais cândidos são os búlgaros, com apenas 28% de desconfiados e e, a par dos romenos, com também 45%, os que mais negam haver impostura nas relações amorosas.
Os inquiridos sobre este aspecto consideram que a batota sentimental é mais frequente agora do que há dez anos atrás. Sob este ponto de vista, a Bulgária é dos países mais optimistas, enquanto a Turquia, Grécia, Colômbia e Brasil encaram tudo de forma mais pessimista. Espanha assume opiniões mais desanuviadas quanto à evolução da transparência nas relações amorosas, mas 61% dos inquiridos desse país andam desconfiados com o presente."
.
in JN online, 06-9-2008
.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.