Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

W-Shopping de Santarém sob ameaça de demolição...


"O Ministério Público pediu ao Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria que anule o licenciamento do W-Shopping, emitido pela Câmara de Santarém. O procurador responsável pela acção alega que o edifício viola o Plano Director Municipal.
Cinco anos sobre a construção do W-Shopping, em Santarém, o Ministério Público (MP) fez seguir para aquele tribunal uma acção administrativa especial, onde requere a nulidade não só da aprovação do centro comercial, como das decisões municipais, que estejam relacionadas com o processo de licenciamento.
O procurador responsável pela acção, António Gonçalves, alega que os 55 metros de altura do edifício violam as regras do Plano Director Municipal (PDM), que prevê para a área construções com um limite máximo de 17 metros.
O projecto do W-Shopping foi analisado durante a presidência de José Miguel Noras (PS), entre 1998 e 2002, e só viria a ser aprovado em Fevereiro de 2002, já no primeiro mês do mandato de Rui Barreiro (PS). Ambos são mencionados na referida acção, como principais responsáveis pelas deliberações, que o MP pede agora que sejam consideradas nulas.
Ao JN, o actual presidente da Câmara, Moita Flores (PSD), garantiu que o processo, hoje, não seria aprovado nos mesmos moldes. "Comigo isto nunca seria assim. Mas passaram cinco anos e este centro comercial dá trabalho a muita gente", explicou.
Em caso de um acórdão favorável aos intentos do MP, o município poderá ter de vir a demolir o edifício, com uma área comercial e uma torre de escritórios. Restará à autarquia agir judicialmente contra quem interveio no processo, seja em relação a técnicos municipais ou aos ex-autarcas.
"Os pareceres técnicos, que chegaram às mãos do meu executivo, não tinham qualquer violação do PDM. E a torre já foi aprovado por quem me seguiu", disse José Noras, actualmente vereador do PS em Lamego. Já Rui Barreiro remeteu qualquer esclarecimento para o então vereador do Urbanismo, Joaquim Neto. "Não tenho em memória todo o desenvolvimento do licenciamento nem conheço o processo do Ministério Público ", frisou."
.
in JN online, 12-9-2008
.

1 comentário:

nany-linduxa!!!! disse...

bom nao acho certo o w-shopping ser demolido pois ele aida pode servi de muito lazer a populaçao vcs podem simplismente reformar ele e fazer um shopping maior e mais pratico e com muitas arias de lazer,benefiara a populaçao e a cidade, e nao so o shopping mais outros lugares sevem ser usados como local de divertimento para as pessoas,olha vcs devem investir na sua cidade para qui ela si torne popula e qui seja ponto de vizita a turista pensem nisso!!!.

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução há 66 anos.