Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 25 de outubro de 2008

Relógios atrasam uma hora este domingo...


"Os cidadãos dos 27 países da UE atrasam uma hora os seus relógios na madrugada deste domingo, dia 26, quando termina o horário de Verão e começa a aplicar-se o de Inverno.

Com a mudança, três Estados membros (Reino Unido, Irlanda e Portugal) seguirão o horário GMT, enquanto que a Espanha, Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Itália, Luxemburgo, Malta, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Suécia e Holanda acertarão os seus relógios para GMT+1.

A mudança de horário, que se efectua duas vezes ao ano, está regulado por uma directiva europeia de 2001, que fixa como datas para a modificação o último domingo de Março e o último domingo de Outubro.

O objectivo desta medida, que se começou a generalizar a partir de 1974, após a primeira crise do petróleo, é a poupança energética, mediante um menor consumo em iluminação.

Por seu lado, a Bulgária, Chipre, Estónia, Finlândia, Grécia, Letónia, Lituânia e Roménia alteram a hora para GMT+2.

Não obstante, a alteração da hora tem também os seus detractores, que asseguram que a mudança tem efeitos prejudiciais sobre a saúde humana e animal, ligados à secreção de melatonina, uma proteína que regula o sono.

"Não deixa de ser um artifício que vai, nos primeiros dias, afectar o ritmo habitual das crianças e dos pais", defende a pediatra Rosa Gouveia, da Sociedade Portuguesa de Pediatria.

Estas alterações verificam-se sobretudo no "horário das refeições, na hora de ir para a cama e na hora de acordar de manhã, assim como no horário escolar", acrescentou a médica.

A pediatra adverte que se as crianças forem "forçadas subitamente a seguirem um novo horário" podem apresentar episódios de irritabilidade e cansaço.

Rosa Gouveia aconselha que a transição da hora se dê de forma progressiva "recuando" os horários 10 ou 15 minutos por dia para que haja uma adaptação gradual. "Regra geral, ao fim de uma semana a criança já está adaptada", referiu.

Opinião semelhante tem o presidente da Associação Nacional de Professores, João Henrique Grancho, uma vez que alguns docentes verificam um "dispersamento ligeiramente maior" nos alunos, nos dias imediatos à alteração da hora."
in JN online, 25-10-2008

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.