Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 22 de novembro de 2008

John Kennedy foi assassinado há 45 anos...


"Faz este sábado 45 anos que o presidente norte-americano John Fitzgerald Kennedy foi morto, em Dallas, Texas.

No Verão de 1963, Kennedy preparava-se para iniciar a campanha para uma eventual reeleição em 1964. As perspectivas eram boas. O candidato republicano deveria ser o senador Barry Goldwater, um conservador bastante extremista e impopular.

Porém, no Estado do Texas, que era de fundamental importância, a Administração democrata estava a perder popularidade para os republicanos. Para alterar a situação, o presidente resolve visitar as principais cidades do Estado, nos dias 21 e 22 de Novembro.

Depois de várias visitas bem sucedidas, Kennedy vai a Dallas, desfila num carro aberto, e encontra uma multidão entusiasmada. Ao meio-dia e meia do dia 22 de Novembro, quando passava pela Dealey Plaza, Kennedy é atingido por dois tiros, um no pescoço (que também atinge o governador do Texas, John Connally) e outro fatal na cabeça. Morre menos de 30 minutos depois do atentado.

Um ex-fuzileiro naval, Lee Harvey Oswald, de 24 anos, que trabalhava num depósito de onde terão sido vistos os disparos, foi detido e acusado pelo homicídio de Kennedy. No dia 24, quando Oswald era transferido para outra prisão, acabou por ser também assassinado por Jack Ruby, ligado à Máfia americana.

"É a altura, não de perguntar aquilo que o país pode fazer por nós, mas aquilo que todos podemos fazer pelo país", afirmara pouco antes John F. Kennedy."
in JN online, 22-11-2008

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.