Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Não, isto não aconteceu em África. Foi em Portugal. Onde o governo "socialista" acaba de criar um crédito de 20 mil milhões para ajudar os Bancos!


"Um homem, de 64 nos, ex-cobrador da Rodoviária Nacional e considerado "o maior dador europeu de sangue", montou a enxerga sob as ruínas de uma estação de serviço na rua Serpa Pinto. Um lugar onde só cabia encolhido.

Viveu assim mais de três meses. Solitário. Sem alarido social. Ninguém diria, ao vê-lo pela manhã, a correr a cidade de um lado para o outro, que tinha passado a noite encolhido num buraco exíguo e fétido, de 1,5 metros quadrados, em cima de cartões e tapado por um cobertor.

Apesar do recato, a presença do sem abrigo na rua de Serpa Pinto, no que resta da estação de serviço que funcionou nas proximidades do antigo matadouro - um cubículo e, ao lado, uma retrete com uma sanita, não passou despercebida a uma moradora.

O caso foi comunicado a Carlos Vieira, responsável pelo Núcleo de Viseu da "Olho Vivo - Associação para a Defesa do Património, Ambiente e Direitos Humanos", que se pôs em campo no sentido de ajudar o homem.

Conduzido à Cáritas Paroquial de Santa Maria, Joaquim Dionísio passou a tomar ali as suas refeições, beneficiando ainda de banho duas vezes por semana. Só não conseguiu uma cama para dormir, porque o Centro de Acolhimento Temporário, com sete camas, "estava completamente lotado". Agora, que já recebeu o Rendimento Social de Inserção, arrendou um quarto digno para dormir e viver.

"Num cenário de agravamento da crise económica e de desemprego, é de prever que casos como este se multipliquem. E é grave que o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social não ofereça condições para os enquadrar. Justificações de lotação esgotada, quando se fala em pessoas sem abrigo, não fazem qualquer sentido", critica o dirigente da "Olho Vivo". "
in JN online, 19-11-2008

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.