Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Carla Bruni processa cadeia de lojas que comercializa sacos com imagem do seu corpo nu...

(Foto da polémica)



"Os advogados de Carla Bruni, mulher do Presidente francês Nicolas Sarkozy, estão a processar a empresa de vestuário Pardon, que tem base na Ilha da Reunião, no Oceano Índico, por esta comercializar sacos com um nu de Bruni. A fotografia foi tirada em 1993 para uma campanha anti-sida.

Os advogados argumentam que nem Carla Bruni nem o fotógrafo – o suíço Michel Comte – deram autorização para a comercialização da imagem e reclamam uma indemnização no valor de 160 mil dólares.

A empresa já se disponibilizou para retirar os sacos do mercado e para os destruir, mas muitas pessoas já os poderão ter em suas casas, depois terem sido postos à venda na Ilha de Reunião por três euros.

O patrão da Pardon, Peter Mertes, especificou que já foram retirados das prateleiras 10 mil sacos, e que considera a soma pedida por Bruni exagerada.

O saco tem impressa, a preto-e-branco, um nu frontal de Bruni – embora tenha as mãos a tapar a zona pélvica – quando esta ainda era modelo, tirada em 1993.

A fotografia contém ainda um balão gráfico que põe Carla Bruni a dizer: “O meu namorado devia ter-me comprado Pardon”.

A fotografia original, a partir da qual foram feitas as impressões para os sacos, foi vendida em Abril por 91 mil dólares, em Nova Iorque.

Os advogados de Bruni argumentaram igualmente que a sua cliente não contava que uma imagem originalmente realizada com fins humanitários pudesse ser usada para fins comerciais.

A sentença sobre este caso será conhecida na quinta-feira."
.
in Público online, 17-12-2008




Nota: Fotos Zorate

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.