Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Cristiano Ronaldo tem 'costela' cabo-verdiana...

.

O Jogador do Ano FIFA em 2008 é português, natural da ilha da Madeira. Mas a família do craque lusitano tem ligações a Cabo Verde, através da sua bisavó, Isabel Rosa.
Cristiano Ronaldo nasceu na ilha da Madeira; Isabel Rosa da Piedade é natural da ilha de São Vicente, em Cabo Verde. Mas os pontos em comum não são apenas o facto de ambos terem nascido num arquipélago. Segundo o "Diário de Notícias da Madeira", Isabel Rosa é bisavó de Ronaldo, o que faz com que o Jogador do Ano FIFA em 2008 tenha uma 'costela' cabo-verdiana.

Aos 16 anos, Isabel abandonou a sua terra natal para tentar a sorte noutra ilha do oceano Atlântico, a Madeira. A jovem cabo-verdiana acabou por casar com José Aveiro, natural do Santo da Serra, e bisavô de Ronaldo. Da união entre o casal, nasceu Humberto, que viria a casar com Filomena.

Humberto e Filomena, avós do futebolista do Manchester United, tiveram seis filhos. Dinis, um dos rebentos do casal, acabaria por casar com Maria Dolores, natural do concelho de Machico. Dinis, que faleceu em 2006, e Maria tiveram três filhos entre 1974 e 1976. Nove anos mais tarde, o casal volta a conceber e nasce Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro.

Poucos poderiam adivinhar que o último filho da família se tornaria, 23 anos mais tarde, no melhor jogador de futebol do mundo. E, se todos sabem que Ronaldo é português, mais concretamente madeirense, as origens cabo-verdianas da sua família permaneciam ocultas.

A informação foi ontem difundida na imprensa de Cabo Verde, e está a suscitar grande curiosidade entre os habitantes do arquipélago, segundo contou ao Expresso um jornalista do diário "A Semana".
.
in Expresso online, 15-01-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.