Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A eventual desonestidade intelectual do sr. bastonário da Ordem dos Advogados...

Neste espaço, em várias ocasiões, elogiei a determinação e coragem do dr. Marinho Pinto, ilustre bastonário da Ordem dos Advogados, no combate a situações pouco claras, e até irregulares, na sociedade portuguesa.

Por isso, sinto alguma legitimidade para fazer o seguinte reparo:

O senhor bastonário, em diversas ocasiões, insurgiu-se contra a corrupção generalizada em Portugal.

Hoje, leio com espanto esta sua declaração: "Estes eram os métodos utilizados pela PIDE-DGS antes do 25 de Abril." (Marinho Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados, sobre as buscas efectuadas ao escritório de advogados Vieira de Almeida e Associados no âmbito do caso Freeport. Jornal de Negócios, 27/01/2009, reproduzido pelo Expresso online.).

Ora, é sabido que as buscas a que se refere o senhor bastonário, executadas por Órgão de Policia Criminal, neste caso a PJ, foram autorizadas por um juiz com competência para o fazer.

Por outro lado, todos sabemos que a PIDE fazia buscas e prendia pessoas sem qualquer mandado.

Concluo, assim, que Marinho Pinto é contra a corrupção existente, mas discorda que se faça algo para a combater.

Acabei de ouvir/ver na SIC Notícias, o conceituado fiscalista José Luís Saldanha Sanches dizer algo com o qual estou completamente de acordo: "o senhor bastonário não pode ser contra a corrupção, à segunda-feira, e criticar os agentes que a combatem, à terça-feira."

Na minha modesta opinião, António Marinho Pinto, atira em todas as direcções e em tudo aquilo que mexe.

Estaremos, assim, perante alguém intelectualmente desonesto?

A. João

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.