Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Sócrates suspeito...


"É o tema de capa da edição de amanhã (hoje) da "Visão": as autoridades inglesas enviaram para Portugal uma carta rogatória onde o nome de José Sócrates consta como suspeito de ter "solicitado, recebido ou facilitado" pagamentos no âmbito do processo de licenciamento do Freeport de Alcochete.

De acordo com a revista, a carta foi enviada pela agência governamental Serious Fraud Office que investiga crimes económicos complexos. A "Visão" cita ainda fontes judiciais portuguesas, que garantem não haver nada na carta que implique José Sócrates.

Ainda segundo a revista semanal, as autoridades portuguesas foram confrontadas com um único indício contra Sócrates: o DVD onde Charles Smith, intermediário no negócio, diz a um administrador da Freeport que pagou 'luvas' ao então ministro do Ambiente. A gravação não serve de prova em Portugal.

O Departamento Central Investigação e Acção Penal continua a declarar que não há "indícios jurídicos relevantes" que impliquem qualquer governante português.

A revista "Sábado" também aborda o tema Freeport, adiantando que as autoridades inglesas querem ver as contas bancárias do primeiro-ministro, o que implica a quebra do sigilo bancário.
O pedido constará da carta rogatória enviada às autoridades portuguesas.
De acordo com a mesma publicação, as autoridades portuguesas estão a investigar um email que terá sido enviado pela empresa Smith & Pedro (intermediária no processo de licenciamento do centro comercial) para um "alegado domínio pessoal de Sócrates".

Ainda segundo a "Sábado", as autoridades portuguesas estão mais interessadas nas contas bancárias das empresas de Júlio e Hugo Monteiro, tio e primo do primeiro-ministro, respectivamente. Isto porque suspeitam que dupla terá "recebido cerca de dois milhões de euros dos representantes do Freeport em Portugal".

Entretanto, a Procuradoria-Geral da República já fez saber que vai emitir amanhã um comunicado com esclarecimentos sobre este assunto."
in Expresso online, 28-01-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.