Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Tradicional primeiro banho do ano na praia de Carcavelos...

.

"A praia de Carcavelos encheu-se hoje de curiosos que quiseram assistir ao primeiro banho do ano de dezenas de banhistas corajosos que desafiaram o frio e a chuva e entraram na água, cumprindo mais uma vez a tradição.
De fatos de banho de lã coloridos, outros mais arrojados, foi assim que perto de meia centena de pessoas mergulhou às 11h15 na praia de Carcavelos, perante o olhar de dezenas de curiosos que, apesar de bem agasalhados, se arrepiaram ao vê-los entrar na água.
Em terra, o ambiente era de festa, onde não faltavam comes e bebes, um assador de castanha e muita música.
"Temos um amor tão grande por este convívio que mesmo que esteja frio não nos assusta", disse António Duarte Bento, um dos organizadores do evento que estava vestido a rigor com um fato de banho completo às riscas vermelhas e brancas.
A tradição de dar um mergulho no dia de Ano Novo já faz parte da vida de António Duarte Bento há 32 anos, mas há quem tenha cumprido esse ritual hoje pela primeira vez, como é o caso de Patrícia Gonçalves, que foi levada pelo cunhado.
"Foi muito bom, a água está óptima. E não foi um mergulho, foram três", disse a jovem entusiasmada, já toda molhada, enquanto garantia que a experiência é para repetir no próximo ano.
À saída do mar, ainda meio tonto com os mergulhos, Rui Vieira disse que o "banho foi espectacular" e que a "água estava óptima". Este foi o 12º mergulho que deu no dia de Ano Novo para ter "saúde, não se constipar e não ir parar às urgências por causa da gripe" e "tem dado resultado", garantiu.
Cláudia Figueiredo já mergulha há 12 anos e garante que "nunca apanhou nenhuma constipação" e que lhe tem dado "sorte" esta tradição. "O que me leva a fazer isto é o convívio com as pessoas e a animação", sublinhou.
Teresa Cabeceiro cumpriu hoje pela segunda vez a tradição, com várias décadas de existência, e garantiu que "nem o frio, nem a chuva" a consegui demover de mergulhar no mar. O seu fato colorido com várias cores e o barrete a condizer na cabeça distingui-a dos outros banhistas: "No ano passado vim de fato-de-banho e pensei que este ano devia vir vestida a rigor e mandei fazer estes fato", contou. A banhista confessou que o mergulho tem um objectivo: "dar saúde, paz e tranquilidade" para o novo ano que hoje começou.
A seguir ao banho, seguiu-se a festa na Praia de Carcavelos, com muito leitão e bebida a acompanhar."
.
in Público online, 01-01-2009

1 comentário:

Brasukas Do Luan.S - Portugal disse...

eu sou brasileira e estive la na praia de carcavelos pela 1º vez para ver o tradicional banho do ano,tenho que dizer que fiquei impressionada como aquelas pessoas conseguiram entra naquela agua,eu estava toda aguazalhada sentido frio e enquanto isso eles naquela agua que deve que estava geladissima.Adorei conhecer esta tradiçao e espero que o ano que vem eu esteja la de novo.meus parabens a todas aquelas pessoas que seguem a tradiçao todos os anos!ASS:FLAVIANE PAULA
SABADO 03 DE JANEIRO DE 2009.

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.