Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Cartoon polémico envolve Obama e um chimpanzé...



O diário "New York Post" publicou, esta quarta-feira, um cartoon envolvendo um polícia que após matar a tiro um chimpanzé questiona: "Será necessário encontrar alguém para escrever o próximo plano de estímulo económico?" Centenas de pessoas já se manifestaram alegando que o desenho contém uma mensagem racista.

Os manifestantes acreditam que o cartoon é uma alusão ao novo presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, responsável pelo plano de estímulo económico que foi recentemente aprovado no Congresso, e à morte de um chimpanzé, que atacou uma mulher na última segunda-feira em Stamford, Connecticut.

O director do "New York Post", Col Allan, afirma num comunicado que "o cartoon é uma sátira de um acontecimento da actualidade, tal como o tiroteio contra um chimpanzé violento". Acrescentou ainda que os desenhos "ironizam os esforços de Washington para estimular a economia" e que não existe nenhum conteúdo racista.

Outra opinião tem Al Sharpton, activista e líder da manifestação que se desenrola em frente ao edifício da sede do referido jornal. Sharpton acredita que o cartoon "cheira a discriminação racial, porque compara intencionalmente o presidente dos EUA com um chimpanzé".

Mesmo com a explicação oficial, os ânimos da manifestação não acalmaram, principalmente entre a comunidade afro-americana de Nova Iorque. O governador da cidade, David Paterson, de origem africana, também pediu explicações ao periódico e garantiu que as associações entre os afro-americanos e os primatas "alimentam de forma negativa e estereotipada o pensamento das pessoas".
.
in JN online, 20-02-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.