Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Pela primeira vez, satélites de comunicação colidem em órbita...


Dois satélites de comunicação colidiram, terça-feira, pela primeira vez em órbita, lançando grandes nuvens e detritos para o espaço, anunciou esta quinta-feira a NASA. As Tropas Espaciais do Ministério da Defesa russo confirmaram, entretanto, o choque e que os destroços não constituem um perigo directo para a Estação Espacial Internacional.

Alexandre Iakuchin, vice-comandante das Tropas Espaciais russas, explicou aos jornalistas que, 'às 19:56 de 10 de Fevereiro, a uma altura de 800 quilómetros, chocaram o satélite norte-americano Iridium-32 e o satélite militar russo Cosmos-2251. Este último foi lançado em 1993 do cosmódromo de Plesetsk. Deixou de funcionar a partir de 1995. O satélite norte-americano estava em funcionamento'. O general acrescentou ainda que 'presentemente, os meios de controlo do Espaço acompanham todos os destroços numa altura entre 500 e 1.300 quilómetros'.

Por sua vez, a NASA, através do porta-voz Kelly Humphries, indicou que a verdadeira dimensão da colisão entre os dois satélites só será conhecida na próxima semana.

A NASA precisou que o satélite comercial Iridium foi lançado em 1997, e que ambos pesavam cerca de 40 quilos.
.
in CM online, 12-02-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.