Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 24 de março de 2009

Diabetes: Cerca de 395 mil portugueses desconhecem que têm a doença...


Cerca de 395 mil portugueses desconhecem ter diabetes e muitos só são diagnosticados quando surgem complicações.

Uma revelação vertida do primeiro estudo nacional de prevalência da doença. Promovido pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia e Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), e integrado no Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes da Direcção-Geral da Saúde, o estudo indica ainda que, no total, mais de 900 mil pessoas em Portugal são diabéticas.

Luís Gardete Correia, presidente da APDP, explicou à Agência Lusa que a prevalência da diabetes na população portuguesa entre os 20 e os 79 anos é de 11,7 por cento, o que corresponde a 905.035 pessoas.

O estudo revela ainda que 5,1 por cento dos diabéticos não estão diagnosticados.

"É preocupante porque são pessoas que têm a doença, que está a evoluir, mas que muitas vezes só são diagnosticadas quando têm uma complicação" de saúde relacionada com a diabetes, considerou.

Comparando com outros países europeus, os números nacionais são dos mais elevados, mas Gardete Correia recordou que os dados da Alemanha e da Inglaterra já têm algum tempo, pelo que, se fossem actualizados, provavelmente ficariam ao mesmo nível das estatísticas portuguesas.

O presidente da APDP atribui os 11,7 por cento de portugueses com diabetes à "mudança de hábitos de vida das pessoas".

"A população tinha um determinado tipo de alimentação há 30/40 anos. Agora é muito sedentária, tem uma alimentação com elevadíssimo valor calórico, muitas gorduras, muitos açúcares, está em stress e a engordar", resumiu.

O tratamento de dados por região ainda não foi concluído, mas já se sabe que os Açores são uma das zonas com maior prevalência da doença.

"Os números aparecem e agora vamos à procura das razões, que devem ser muitas. Se calhar vão desde os hábitos de vida, o tipo de alimentação, a genética das pessoas que vivem em determinadas regiões, nomeadamente nos Açores", avançou o responsável.

Este estudo pode agora "desenvolver e melhorar os cuidados, não só da assistência, no sentido de procurar uma boa compensação para evitar complicações, como desenvolver programas para fazer o diagnóstico precoce".

Até ao momento, os números nacionais de diabéticos tinham por base estudos espanhóis e o último inquérito de saúde do Instituto Ricardo Jorge, que, por auto-referenciação dos doentes, registou uma percentagem de 6,5 por cento de portugueses com a doença.

O estudo actual registou 6,6 por cento de diabéticos diagnosticados, mas também detectou 5,1 por cento de pessoas que tinham a doença e não sabiam, sublinhou Gardete Correia.

Este estudo foi desenvolvido de forma aleatória em 122 locais do país, atendendo à densidade populacional e zonas urbanas e zonas rurais, com uma amostra de 5.167 pessoas representativas do país inteiro.

A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos.
.
in JN online, 24-3-2009

1 comentário:

Joyce Hillary disse...

O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call or whatssapp .......... + 2347081986098 .

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.