Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 16 de março de 2009

Discovery em órbitra...


O vaivém espacial norte-americano Discovery alcançou no domingo a órbita terrestre, menos de nove minutos após o seu lançamento na Florida, com sete astronautas a bordo. VEJA O VÍDEO do lançamento, no fim do texto.

O Discovery foi lançado, como previsto, às 19h43, hora local (23h43 em Lisboa), na central espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral, Florida, ao pôr do sol, num céu sem nuvens, para atingir a órbita ao fim de oito minutos e 34 segundos.

Uma equipa técnica ajustou horas antes a pressão de hélio de uma das quatro válvulas de hidrogénio líquido do tanque externo do Discovery, uma avaria que tinha impedido o lançamento daquele vaivém espacial.

A pressão de hélio é usada para evitar a formação de gelo e manter os equipamentos eléctricos a boas temperaturas, acrescentou.

O hidrogénio líquido é mantido a muito baixas temperaturas num reservatório externo que provocará, sem um sistema que o impeça, a formação de gelo nas condutas devido à humidade exterior.

A bordo do Discovery seguem sete astronautas, que se juntarão à Estação Espacial Internacional, anunciou a Nasa.




in Visão online, 16-3-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.