Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 17 de março de 2009

Mário Soares critica reacção de Sócrates à manifestação e pede diálogo ao PS...


"Lisboa, 17 Mar (Lusa) - O ex-Presidente da República Mário Soares criticou hoje o primeiro-ministro por entrar em polémica com os manifestantes contra o Governo e aconselhou o PS a dialogar e ouvir a sociedade se quiser ter maioria absoluta nas eleições.

As declarações do fundador do PS foram proferidas momentos antes da sessão de lançamento do livro "Estados Novos, Estado Novo", da autoria do historiador e professor universitário de Coimbra Luís Reis Torgal.

Falando à agência Lusa e à SIC, Mário Soares considerou que a manifestação de sexta-feira passada, convocada pela CGTP-IJN, "impressionou pelo seu volume e pela indignação que foi demonstrada pelas pessoas, numa época de crise global, que vem de fora para dentro".

Neste quadro, o ex-chefe de Estado defendeu que o Governo socialista "faria bem em dialogar e ouvir, em vez de entrar em polémicas sobre uma manifestação".

"É certo que as manifestações não resolvem nada, que não é na rua que há soluções para os problemas, mas a manifestação de sexta-feira foi um sinal de grande descontentamento", advertiu.

Confrontado com a acusação do primeiro-ministro de que a manifestação de sexta-feira foi instrumentalizada pelo PCP e Bloco de Esquerda, Mário Soares demarcou-se e respondeu: "não vejo vantagem nenhuma que ele diga isso".

"Ele [José Sócrates] lá terá as suas razões para dizer isso - e eu não estou aqui para o atacar, até o quero defender. Simplesmente, acho que essa não é a melhor maneira de resolver os problemas", considerou.

Para Mário Soares, "num momento em que vai tudo para pior e em que há muitas razões para indignação, o primeiro-ministro não deveria estar a polemizar a propósito das manifestações".

Na opinião de Mário Soares, em relação às próximas eleições legislativas, o secretário-geral do PS "faz bem" em pedir para o seu partido a maioria absoluta, meta em relação à qual o ex-Presidente da República considerou que "ainda é possível" ser atingida.

"Ele pode ganhar a maioria absoluta se houver diálogo com os sindicatos, com os partidos e com as pessoas. Num momento tão grave da vida nacional, os partidos têm de pôr um pouco de lado as suas pretensões próprias e devem ter a humildade de ouvir e de falar", avisou.

Interrogado sobre a possibilidade de a corrente de Manuel Alegre entrar em dissidência com o PS, o ex-chefe de Estado afirmou não acreditar nesse cenário.

"Não acredito que haja dissidência. Penso que, do ponto de vista do PS, as coisas vão correr razoavelmente bem", advogou.

No entanto, Mário Soares advertiu que "é preciso que o PS seja suficientemente aberto, não só para dizer que muda para a esquerda - e isto com muito agrado meu -, mas que traduza essa mudança em factos".

"O PS tem de dialogar com as pessoas. E, para dialogar com as pessoas, não pode ser de uma maneira em que todos fiquem zangados uns com os outros", acrescentou."
.
Lusa, última hora, 17-3-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.