Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 25 de março de 2009

A ministra da Educação e o advogado "intruja"...

"Ministra da Educação diz que João Pedroso foi "surpresa lamentável"

Maria de Lurdes Rodrigues foi questionada no Parlamento sobre as razões que levaram o Ministério da Educação a contratar por duas vezes um "incumpridor nato".

A ministra:

Quando o Ministério da Educação contratou João Pedroso, por ajuste directo, para fazer a compilação e sistematização das leis relativas à Educação, estava convencido que o advogado reunia todas as condições para executar bem o trabalho. Hoje, numa audição na Assembleia da República, a ministra da Educação assumiu que a forma como o irmão do socialista Paulo Pedroso conduziu o processo foi "uma surpresa lamentável" para si.

A resposta de Maria de Lurdes Rodrigues foi dada na sequência das perguntas de Emídio Guerreiro. O deputado social-democrata quis saber por que razão a ministra tinha decidido contratar por duas vezes um "incumpridor nato" e "oferecido quase 30 mil contos" por um trabalho que não foi concluído.

"João Pedroso reunia todos os requisitos", começou por explicar a ministra, lendo partes do extenso currículo do jurista. "Hoje é relativamente fácil avaliar. Na altura não era fácil dizer que era um 'incumpridor nato'. Foi para mim uma surpresa lamentável", justificou a ministra, rejeitando em absoluto a "insinuação" de que a contratação foi feita por supostamente ser seu amigo.

Emídio Guerreiro também quis saber por que razão o Ministério da Educação (ME) tinha decidido celebrar um segundo contrato com João Pedroso - depois do assinado em 2005 não ter sido cumprido - e apenas tinha obrigado à devolução de 133 mil euros dos quase 300 mil recebidos.

O trabalho produzido por João Pedroso em três anos traduz-se em 44 pastas de arquivos, com fotocópias de decretos, portarias e diplomas diversos sobre Educação e que estão em caixas fechadas numa sala do ministério, noticiou recentemente o "Público".

O ME acabou por rescindir o segundo contrato por incumprimento mas entendeu que Pedroso o tinha cumprido "no máximo em 50%". Por isso, pediu a devolução de apenas 133 mil euros do valor total acordado e pago (266 mil euros), mesmo antes do trabalho ser entregue.

O Ministério Público está a investigar os contornos da contratação e o cumprimento dos contratos, tendo já efectuado buscas no edifício da 5 de Outubro."

in Expresso online, 25-3-2009


O "intruja":


Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.