Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Diz o almanaque Borda d'Água: Dia da Santa Cassilda e Dia do Combatente...

(Santa Cacilda ou Cassilda)
- Dia 9 de Abril
- Quinta-feira
- Dia da Santa Cassilda
- Dia do Santo Acácio
- Dia do Combatente
- LUA CHEIA às 14h 56m
- Tempo instável
in Borda d'Água 2009

(Lua Cheia)


Santa Cacilda ou Cassilda
Também conhecida como Santa Cacilda de Briviesca.
Nasceu em Toledo na Espanha em 1050 e era filha de rei mouro de Toledo, que odiava qualquer coisa relacionada com Jesus Cristo. Cacilda secretamente visitava os cativos cristãos e os alimentava e cuidava dos doentes e acredita-se que escapou de contrair varias doenças por milagre e ainda que levava rosas no colo e ao chegar na prisão as rosas viravam pães com os quais ela alimentavam os cristãos presos. Diz ainda a tradição, que quando os guardas a surpreendiam com pães, esses viravam rosas. Isto acabou enfurecendo seu pai que ordenou sua prisão e mandou tortura-la para que renegasse a sua fé. Ela conseguiu escapar milagrosamente e foi ser uma eremita anacoreta perto de Briviesca, em Burgos e com muita alegria ela foi batizada. Ela é muito venerada em Burgos, Toledo e Saragoça. Na arte litúrgica ela é representada como uma jovem sarracena, carregando rosas no colo e as vezes com pães que viram rosas. Ela é invocada em tempos de guerra. Existe uma linda pintura dela no Museu del Prado Madrid, feita pelo pintor Francisco de Zurburan. Sua festa é celebrada no dia 9 de Abril.
.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.