Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Diz o almanaque Borda d'Água: Dia da Santa Anastásia...

- Santa Anastásia de Roma -
- Dia 15 de Abril
- Quarta-feira
- Dia de S. Crescêncio
- Dia de S. Anastásia
- No dia 15 de Abril de 1469 nasceu o Guru Nanak, fundador dos Sikhs
in Borda d'Água 2009

- Guru Nanak -


O Guru Nanak (15 de Abril de 1469 - 1538/1539) foi o fundador do sikhismo e o primeiro dos dez gurus dos sikhismo. É habitualmente designado pelos sikhs como Guru Nanak Dev Ji (dev, "santidade", ji, "respeito").
Biografia
O Guru Nanak nasceu na aldeia de Rai Bhoi di Talvandi, hoje designada Nankana Sahib, no Punjab, região actualmente dividida entre o Paquistão e a Índia (Nanak nasceu na parte que se encontra hoje do lado paquistanês). O seu pai chamava-se Meha Kalu e e a sua mãe Tripta Devi, hindus que pertenciam à casta comerciante dos Khatri. Assim como aconteceu com outras figuras religiosas, as informações sobre a sua vida deram origem a lendas.

Assim, os Janamsakhi ou Relatos Relativos ao Nascimento, redigidos meio século depois da morte de Nanak, retratam-no como um jovem contemplativo, amante da oração.

De acordo com a tradição sikh, o Guru Nanak desapareceu um dia num rio. Três dias depois, o Guru Nanak regressou, não cessando de repetir a frase "Não há hindus. Não há muçulmanos" (Puratan Janam-sakhi). Nanak abandonou a sua vida de homem casado com dois filhos e, acompanhado por um discípulo muçulmano e músico (Mardana) viajou até aos quatro cantos da Índia, visitando locais de peregrinação hindu e muçulmana. Existe uma certa dificuldade em identificar estes locais, mas a tradição sikh inclui nela sítios como Bagdade e Meca.

Por volta de 1520 Nanak tinha terminado as suas viagens, regressando ao seu Punjab natal, fixando-se na aldeia de Kartarpur. Aqui Nanak tornou-se um guia espiritual, sendo o líder de uma pequena comunidade de discípulos. Alguns destes discípulos residiam também na aldeia; outros apenas passavam por ali para ouvir os ensinamentos.

O ano e o dia em que Nanak morreu são disputados entre 1538 e 1539. Antes de falecer Nanak nomeou Angad como seu sucessor.
Doutrina religiosa de Nanak
A doutrina religiosa de Nanak é frequentemente vista como um sincretismo entre o hinduísmo e o islão, mas esta visão, herdada sobretudo do século XIX, é hoje considerada incorrecta.
.
------------
Santa Anastásia
Santa Anastásia de Roma ficou órfã aos 3 anos de idade. Ela foi educada em um mosteiro perto de Roma, onde se tornou monja. Durante o império de Décio (249-251), Anastásia completou 21 anos. Ela era muito bela e muitos nobres romanos pediram sua mão em casamento, mas ela rejeitava todos, preferindo se manter como noiva de Cristo.
Naquele tempo o imperador organizou uma grande perseguição contra os cristãos. Os pagãos arrebataram até o administrador da cidade. Ela era acusada de desdenhar os pretendentes nobres e ricos, além de venerar o Cristo crucificado.
O administrador Probus ordenou que ela levasse um sacrifício aos ídolos, mas Anastásia se negou a renunciar a Cristo. Diante da sua recusa ela foi brutalmente torturada: de seus dedos foram arrancadas as unhas, depois cortaram seus pés e mãos e em seguida quebraram todos seus dentes. A santa, esvaindo-se em sangue, começou a desfalecer e pediu água. Cirilo, presente nessas torturas, ficou com pena e deu-lhe de beber. As torturas continuaram; cortaram a língua da santa Anastásia, com a qual ela ininterruptamente louvava a Deus. Exaustos, os carrascos finalmente a decapitaram. Decidindo que Cirilo, aquele que deu água para a mártir, era um cristão oculto, os carrascos agarraram-no e também o executaram.

Tropário de Santa Anastásia, t.4
Sendo virgem pura, pela ascese brilhaste em santidade, tingiste de púrpura com o sangue da tua luta o ornamento da tua candura; é por isso, venerável mártir Anastásia, que tu irradias as graças das curas sobre o mundo, implorando ao Salvador em favor de nossas almas.
.

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.