Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Salazar é agora visto como um político exemplar...

...na Rússia!


Russos acham que Salazar é um exemplo.

Ditador português era visto na época da ex-União Soviética como um opressor.

Na época soviética um símbolo da opressão fascista, comparado a Franco, Hitler ou Mussolini, o ditador português Oliveira Salazar é agora visto na Rússia como um político exemplar para os actuais dirigentes do país.

Em 1950, Salazar "teve a honra" de figurar numa canção de protesto contra o imperialismo norte- -americano, com música do grande compositor Serguei Prokofiev.

Num cartaz soviético podia-se ver um mapa de Portugal com pessoas pequenas martirizadas por um falcão com um rosto humano tenebroso. (...) A figura de Salazar voltou a ser abordada quando Putin entregou o cargo de Presidente russo a Dmitri Medvedev (2008) e alguns viram nisso uma tentativa da transformação do primeiro em "pai da nação".

in DN online, 27-4-2009



Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.