Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Vale do Indo: Descoberta uma linguagem ainda indecifrada...


"Lisboa, 24 Abr (Lusa) - Os símbolos talhados em louças e objectos da civilização que habitou o Vale do Indo há mais de 4.000 anos são o código de uma linguagem ainda por decifrar, sugere um estudo publicado na revista Science.

A equipa de matemáticos e engenheiros informáticos indianos e norte-americanos liderada por Rajesh Rao, da Universidade de Washington, realizou estudos estatísticos por computador, comparando a ordem dos símbolos da chamada "Escrita do Indo" com várias manifestações linguísticas - do inglês moderno ao antigo sânscrito - bem como com sistemas não linguísticos.

"Neste momento, podemos dizer que a Escrita do Indo parece ter concomitâncias estatísticas com línguas naturais", assinalou Rao, que pretende agora "analisar a estrutura e a sintaxe destes símbolos para deduzir as suas regras gramaticais", na esperança de que a informação contribua para decifrar esta linguagem."

Lusa, 24-4-2009


Civilização do Vale do Indo

O território da Ásia Meridional serviu de berço a muitas civilizações. Explorações arqueológicas revelaram ruínas impressionantes de civilizações com 4500 anos de idade em parte do vale do rio Indo, no subcontinente indiano. Esta cultura urbana e mercantilista, sustentada pelo comércio de produtos agrícolas, declinou entre os séculos XIX a.C. e XIX a.C. e no século XVII a.C., provavelmente em consequência de alterações ecológicas.
O nome civilização harappeana tem sido usado desde a década de 1980, em lugar de civilização do Vale do Indo. Isto porque Harappa, que dá nome à civilização, não está no vale do Indo, e a cultura ocupou área abrangente.

in: http://pt.wikipedia.org/wiki/Civiliza%C3%A7%C3%A3o_do_Vale_do_Indo





Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.