Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 9 de maio de 2009

África Ocidental: Morrem milhares de pessoas por falta de vacina que custa 1 euro...



Mais de 1900 pessoas já morreram devido à epidemia de meningite que está a afectar a África Ocidental. Os Médicos Sem Fronteiras indicam que a Nigéria, Chade e Níger são os países mais afectados.

"É habitual haver um surto epidémico nesta parte de África, mas este ano a infecção é especialmente agressiva. Desde 1996 que não se via uma tão forte na Nigéria, e que quase se pode dizer o mesmo do Chade e do Níger", referiu ao El País Miriam Alia, enfermeira da organização não-governamental que nas últimas semanas trabalhou em nove estados do norte da Nigéria.

Para combater a epidemia de meningite, a MSF está a implementar, em colaboração com os Governos dos países afectados, uma das maiores campanhas de vacinação da sua história. Trabalhadores locais e estrangeiros cooperam em diversas áreas a um ritmo vertiginoso, numa luta contra o tempo. "Sem tratamento metade dos afectados morre", alerta a enfermeira da MSF.




Há pouco mais de dez anos o pior surto de meningite de que há memória em África matou 25 mil pessoas.

O contágio actual é um dos mais graves das últimas décadas, levando a Organização Mundial de Saúde a chamar as atenções para o seu grau de letalidade.

A transmissão do tipo de meningite bacteriana em causa (meningocócica de tipo A) ocorre de pessoa a pessoa pelo nariz e pela boca. O ar seco, o pó e o vento irritam a garganta, levando a que esta deixe de actuar como barreira, explica Olímpia de la Rosa, responsável técnica de emergências dos MSF. Este ano a transmissão está a ocorrer de uma forma muito rápida e chegou aos campos de refugiados do Darfur.

" A vacina evita que a pessoa fique doente de meningite, mas não evita a transmissão", explica Olímpia de la Rosa.

A situação é especialmente preocupante devido à falta de acesso da maior parte dos africanos à vacina. Na Nigéria, assim como noutros países africanos, quem se quiser vacinar tem de pagar. Segundo os cálculos da MSF vacinar uma pessoa contra a meningite tem o custo aproximado de um euro, pelo que a organização chegou a acordo com estes Estados de modo a fornecê-la de modo gratuito às populações.

in Expresso online, 09-5-2009





Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.