Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Jardim Zoológico de Lisboa faz hoje 125 anos...


A 28 de Maio de 1884, o rei D.Fernando II e a família real inauguraram o Jardim Zoológico de Lisboa. Desde então, o parque tem povoado de sonho miúdos e graúdos portugueses.
Com 2000 animais de 360 espécies, o Jardim Zoológico de Lisboa completa esta quinta-feira 125 anos. A festa será presidida pelo Presidente da República, Cavaco Silva, que vai descerrar a placa de requalificação do espaço na pérgula do Templo dos Primatas.

Criado em 1884, situou-se inicialmente no Parque de São João da Pedreira, tendo-se mudado posteriormente para os terrenos onde se encontra actualmente a Fundação Calouste Gulbenkian.
Desde 1905, o zoo está na Quinta das Laranjeiras, onde por duas vezes atravessou fases menos prósperas. Primeiro na descolonização e, mais recentemente, em finais do século passado, quando a solução para evitar o seu encerramento foi o apadrinhamento dos animais.




in Expresso online, 28-5-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.