Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 16 de maio de 2009

Manuel Alegre em Belém com apoio do PS, Bloco de Esquerda...

...e PCP, na eventual segunda-volta.



«Depois de algum suspense em torno da postura que Manuel Alegre iria ter relativamente ao PS, o tabu foi desfeito ontem à tarde, depois de o ex-candidato presidencial ter reunido, durante cerca de duas horas, com algumas dezenas de apoiantes num hotel em Lisboa: não sairá do PS, não será candidato a deputado e não formará um novo partido para as próximas legislativas.

O vice-presidente da Assembleia da República sublinhou que "não há ruptura com o PS, não há abdicação, nem retirada", mas tão somente "a decisão de continuar, sob outras formas, o combate de sempre pela renovação da vida democrática, pela cidadania e pelo socialismo democrático". »

in JN online, 16-5-2009


«O histórico socialista Manuel Alegre decidiu abandonar o Parlamento, mas não rompe com o PS, assegurando assim que os seus apoiantes continuam dentro do partido como tendência organizada, a Corrente de Opinião Socialista. E se Alegre não vai nas listas eleitorais do PS, estas irão seguramente incluir nomes de militantes socialistas que integram esta tendência.»

in Público online, 16-5-2009



«José Sócrates elogiou hoje Manuel Alegre por não ter optado pela "aventura de criar um partido", lamentando, com ironia, a "desilusão" para aqueles que acreditavam que o histórico socialista abandonaria o PS.

"É uma boa notícia [Manuel Alegre] ter ficado no partido", disse aos jornalistas, na Madeira, o secretário-geral do PS, a quem Alegre telefonou pouco antes de anunciar a decisão de permanecer no partido mas não estar disponível para integrar as listas às próximas eleições. E quanto a isso, Sócrates afirmou: "Compreendo a decisão."

O secretário-geral do PS reconheceu ainda que mantém "naturalmente divergências" com Manuel Alegre, mas sublinhou que também tem por ele "grande fraternidade" e "companheirismo". »

in Público online, 16-5-2009




«O coordenador do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, elogiou a coerência e a coragem da decisão anunciada por Manuel Alegre, declarando ter grande confiança nos contributos que o socialista continuará a dar à esquerda.

"É um homem que mostrou uma raríssima coerência e coragem importantíssima para a esquerda" afirmou Francisco Louçã, em reacção ao anúncio de Manuel Alegre de não integrar as listas eleitorais do PS, apesar de se manter no partido.

"Estou certo de que se hoje à noite alguém pensar que com esta decisão Manuel Alegre deixará de ser ouvido ou será menos ouvido, está enganado", acrescentou Louçã, sublinhando o "papel fundamental" que acredita que Alegre terá "na escolha de caminhos importantes na vida política e social em Portugal".

"Quero sublinhar a grande confiança que tenho nos contributos que ele tem dado e certamente continuará a dar", realçou Louçã, que "por uma questão de respeito e integridade" não comenta a relação de Manuel Alegre com o PS, mas mostra abertura para o ouvir em relação a uma maior convergência de esquerda.»

in Público online, 16-5-2009





Nota:
Do PCP não li qualquer reacção, mas...como é o partido mais previsível, não custa muito adivinhar a estratégia: apresenta um candidato próprio para "vender o seu peixe" nos tempos de antena, e apoia Alegre numa eventual segunda-volta...

Este Alegre saiu-me cá um artista...


Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.