Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Punheta de Bacalhau tem nova Confraria...


A nova Confraria da Punheta de Bacalhau pretende promover esta iguaria que, ao contrário de outras receitas como a do pastel de nata, é algo que "pertence ao povo, como prato gastronómico" tradicional, defendem os seus promotores.

A criação desta nova irmandade vai ser formalizada sábado em Cacilhas, tendo como meta principal "pugnar pela elevação da gastronomia portuguesa" e pelos pratos tradicionais, explicou à Lusa o fundador da Confraria da Punheta de Bacalhau Hernâni Magalhães.

As expectativas para sábado são elevadas até porque os promotores desconhecem quantas pessoas pretendem aderir à Confraria da Punheta de Bacalhau mas, para já, está confirmada a presença de cerca de 30 pessoas para este primeiro acto solene, a realizar ao final da tarde na Casa da Juventude de Cacilhas.

O prato tradicional, com base em bacalhau cru desfiado e azeite com muito tempero, é um petisco quase obrigatório em qualquer casa de pasto portuguesa.



"Começou-se a falar muito de confrarias, como a do pastel de nata", recordou Hernâni Magalhães, que preferiu apostar numa irmandade "vocacionada para a gastronomia típica e popular portuguesa".

O pastel de nata "é uma coisa focalizada em Lisboa, junto a Belém" e, apesar de se consumir um pouco por todo o mundo devido aos produtos congelados, "não compete com a Punheta de Bacalhau" porque esta iguaria tem uma "longa tradição e história cultural", reforçou.

A Punheta de Bacalhau era "muito usual em qualquer aldeia portuguesa" até porque, noutros tempos, o bacalhau tinha preços mais acessíveis, recordou.

A confraria não quer combater nada nem ninguém mas "apenas afirmar a Punheta de Bacalhau" como uma das marcas portuguesas, procurando preservar a gastronomia de "elevada qualidade, sem preocupações estéticas", concluiu.





Texto in DN online, 22-5-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.