Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 12 de maio de 2009

Rodrigo Rosenberg: Advogado assassinado acusa Presidente da Guatemala...


- Álvaro Colom, presidente da Guatemala -


A Guatemala foi surpreendida, ontem, por um vídeo em que um advogado acusa o Presidente da República, Álvaro Colom , e outros políticos de terem ordenado o seu assassínio. "Se estão a ver isto é porque fui morto", afirma Rodrigo Rosenberg, que foi morto a tiro, no passado domingo, enquanto andava de bicicleta na Cidade da Guatemala, capital do país. Vídeos no fim do texto.

Na mensagem, distribuída durante o funeral, o advogado acusa Colom, a primeira-dama Sandra de Colom, Gustavo Alejos [secretário do Presidente] e Gregorio Valdez [construtor que teve contratos com o Estado]. O Governo desmentiu tudo num curto comunicado, em que condena o assassínio e anuncia a abertura de uma investigação.

Rosenberg associa a sua morte às do empresário Khalil Musa e da sua filha Marjorie Musa, clientes seus assassinados em Março. E acrescenta que Musa descobrira casos de corrupção no Banco de Desenvolvimento Rural (Banrural, semipúblico) e na Associação Nacional do Café (ANC), para cujas direcções o Presidente o convidara, mas apenas para ter o nome do empresário como aval, não para que este exercesse verdadeiras funções.

O advogado entregou o vídeo, gravado dias antes de morrer, ao seu colega - e também radialista - Mario David García, que o fez chegar à imprensa guatemalteca. Rosenberg garante que Khalil Musa descobriu no Banrural e na ANC esquemas de lavagem de dinheiro e desvio de fundos públicos para programas de desenvolvimento inexistentes, dirigidos pela primeira-dama. E acusa de cumplicidade nas mortes Fernando Peña, gerente do Banrural, e Gerardo de León, dirigente da ANC.

Rosenberg diz ter sido ameaçado pelo círculo presidencial, mas assegura que não podia ficar calado sabendo o que sabia. Termina a mensagem pedindo ao vice-presidente, Rafael Espada, para investigar o caso. "Quem cala consente", alerta. O Governo atribui o assassínio ao crime organizado e diz que estas acusações são motivadas pela "intenção de criar uma crise política".

Vídeos:











in Expresso online, 12-5-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.