Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Elisa Ferreira: A derrota anunciada de uma candidatura autárquica...

...por falta de ética republicana.



«São cada vez mais as pressões de socialistas do Porto para que Elisa Ferreira renuncie já ao mandato de eurodeputada. Mas a ex-ministra reafirmou esta quinta-feira que só abandona Bruxelas de vez se ganhar a presidência da Câmara.

Elisa Ferreira até já está de malas feitas para o Porto. Já abandonou a sua residência em Bruxelas. "A mobília chega segunda-feira ao Porto, num camião-tir", revelou, ontem, na sua sede de candidatura à Câmara do Porto. A filha também já mudou de escola. Mas a mudança definitiva depende do resultado das autárquicas.

"Sou novamente deputada eleita ao Parlamento Europeu, mas 'às regalias' desse trampolim inconfessável (!) quero renunciar pela minha cidade, pela presidência da Câmara do Porto", reafirmou.

Questionada pelo JN se estaria disposta a renunciar por um lugar da vereação, a candidata do PS afirmou: "É um assunto que se poderá ponderar". Mas acrescentou, de imediato: "Não me candidato a vereadora. Essa questão deve ser colocada a todos os candidatos".

Elisa resistiu, assim, aos ataques de que diz ser alvo do PSD e às pressões internas no PS para renunciar já ao mandato. Ainda na Comissão Política Distrital de segunda-feira, o líder da bancada do PS na Assembleia Municipal do Porto defendeu que, "perante as críticas em torno da sua dupla candidatura, (a renúncia) seria uma atitude construtiva, válida, que beneficiaria o partido". Justino Santos afirmou-se convencido de que isso "daria outra credibilidade e força à candidatura à Câmara". "Se se demitisse ficava com mais condições para ganhar a Câmara do Porto", concorda o ex-candidato à liderança do PS/Porto, Pedro Baptista.

Há quem acrescente, porém, outro argumento: a renúncia asseguraria a eleição do vice-presidente do Parlamento Europeu, Manuel dos Santos. "Há um sentimento muito alargado de grande solidariedade para com Manuel dos Santos. Sendo o representante do Porto, não deveria ter ficado em oitavo lugar", diz Fernando Cerqueira, membro da Comissão Política Distrital do Porto.

A todos estes, Elisa responde, implicitamente: "Disse sempre a mesma coisa. É um assunto arrumado!". E vira-se para o tema que a levou à sede de candidatura: a apresentação do seu diagnóstico da cidade do Porto, revelando-se preocupada, nomeadamente, com a desertificação, o desemprego e o endividamento da autarquia.»

in JN online, 19-6-2009


Elisa Ferreira



Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.