Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 6 de junho de 2009

Pedro Luiz de Orleans e Bragança: Um jovem príncipe dos trópicos que desapareceu tragicamente...

- Os irmãos Dona Maria Gabriela, Dona Amélia, Dom Pedro Luis e Dom Rafael Antonio -


«Cumpria o mesmo ritual todas as manhãs, e na segunda-feira não foi diferente: acordou muito cedo e ligou a televisão para ver as notícias. Sentado no sofá da sua casa de Petrópolis, D. António de Orleans e Bragança (terceiro na linha de sucessão ao trono brasileiro) fazia zapping até que apanhou de raspão uma notícia que o deixou inquieto - tinha havido um problema com um avião da Air France. Não percebeu mais. Mudou apressadamente de canal mas os nervos não sossegaram com as novidades. Tratava-se do voo Rio de Janeiro-Paris. Na véspera, às 19.30, o seu filho mais velho, Pedro Luiz, tinha embarcado num avião da Air France em direcção à capital francesa.

Desesperado, D. António chamou a mulher, e o calvário começou. Horas mais tarde, D. Isabel de Herédia, mulher de D. Duarte Pio (primo do príncipe), telefonou a Cristina de Ligne (mãe de Pedro Luiz de Orleans e Bragança), mas ela pareceu-lhe surpreendentemente calma. Nessa altura, os destroços do avião ainda não tinham sido encontrados e a princesa de Ligne ainda acreditava que o filho estivesse vivo.

Nascido a 2 de Janeiro de 1983 no Rio de Janeiro, Pedro Luiz de Orleans e Bragança tinha 26 anos e era filho de D. António de Orleans e Bragança e da princesa belga Cristina de Ligne (casa da Baviera). Dos quatro irmãos, Rafael, Amélia e Maria Gabriela, Pedro era o único que não vivia no Brasil, estando há dois anos a trabalhar no banco Paribas no Luxemburgo, onde fazia consultoria financeira a empresas.

Quarto na linha de sucessão ao trono, D. Pedro Luiz andava nos últimos tempos à procura de uma princesa europeia para se casar. "É possível que estivesse porque na família real brasileira a tradição é que o príncipe herdeiro se ca- se com uma princesa", disse ao DN D. Duarte Pio.
O príncipe brasileiro, um dos passageiros do voo 447 da Air France que se despenhou em pleno oceano Atlântico, regressava à Europa após ter estado no Brasil dez dias a visitar a família, que vive em Petrópolis. No domingo, antes de embarcar, o príncipe, os irmãos e os pais jogaram golfe na parte da manhã e almoçaram juntos. Depois, desceram a serra e a família foi levar D. Pedro Luiz ao Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro. D. António de Orleans e Bragança disse à revista Época que, ironicamente, nesse dia pai e filho falaram sobre trabalho, fé e religião. " Ele disse-me que estava feliz e que Deus era muito importante na sua vida", contou.

Ao DN, D. Duarte Pio de Bragança corroborou a ideia de que o príncipe brasileiro era um católico devoto. O duque de Bragança descreveu ainda o seu primo com especial carinho: "Era um rapaz alegre, brincalhão e muito jovial." Numa entrevista recente, D. Pedro Luiz tinha-se referido ao herdeiro da coroa portuguesa com igual ternu- ra, considerando-o amigo e conselheiro."

Apesar da diferença de idades, D. Duarte e D. Pedro Luiz tinham interesses comuns. "Falávamos muito sobre o papel da família real hoje em dia. Também partilhávamos o interesse pela preservação da natureza. Ele dava especial atenção à protecção da floresta tropical", contou D. Duarte.

Com um vasto grupo de amigos em várias regiões de Portugal, D. Pedro Luiz era presença assídua no nosso país. Tinha estado no início de Março na apresentação do livro A Serpente e a Lua, da princesa Michael de Kent, na Fundação Medeiros e Almeida. Nesse encontro falou no seu interesse em começar a trabalhar junto da comunidade portuguesa no Luxemburgo. A sua tia Eleanora, princesa de Ligne, tinha já desenvolvido projectos de promoção de Portugal na Bélgica e o seu tio D. Luiz, chefe da casa imperial, é um entusiasta de Portugal, especialmente pelo Douro. Segundo D. Duarte Pio, o príncipe brasileiro tinha feito planos para regressar a Portugal durante o Verão com o objectivo de passar uns dias de descanso com um grupo de amigos. »


in DN online, 06-6-2009

2 comentários:

Anónimo disse...

tu copias os posts do portugal porreiro, ou ele copia-te a ti^???

basta ver as datas dos posts, mas era bom q respondesses, é coincidencia a mais

Alberto João disse...

Caro "Anónimo",

Horta do Zorate e PORTUGAL É PORREIRO, PÁ! são dois blogues do mesmo editor...Em cada um deles, encontra referência ao outro.

Cumprimentos

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.