Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 7 de julho de 2009

"Ajudar a Marta": Dador escolhido para salvar a 'nossa' menina é português...

«Menina de cinco anos vai ser internada até ao final do mês no IPO de Lisboa para realizar o transplante que aguarda desde Março.



Dos três dadores compatíveis com Marta, a criança de cinco anos que tem leucemia e que levou milhares de pessoas a oferecer ajuda, o escolhido para o transplante foi o português, apurou o DN junto de fonte ligada à família. Os outros dadores eram um espanhol e um norte-americano encontrados em bancos internacionais.

Até ao final do mês, Marta será internada no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa para ser submetida ao transplante de medula óssea. A tia da menina adiantou ao DN que a criança "está muito bem-disposta" e que "já recuperou o peso perdido durante os tratamentos".

O internamento com vista ao transplante vai acontecer entre os dias 20 e 30. Por enquanto, "a Marta vai todos os dias ao hospital e tem tomado a medicação, estando a reagir muito bem", conta Maria João Drey. A família já está preparada para a longa recuperação da menina, que será de um ano. "Temos muita esperança que tudo corra bem", diz Maria João Drey.

Apesar de já ter encontrado um dador compatível, o movimento de apoio que a família de Marta criou na rede social online Facebook continua a receber milhares de mensagens de apoio e a divulgar acções de registo de novos dadores. "Temos de continuar a procurar dadores para todos aqueles que não tiveram a mesma sorte que a Marta", sublinha a tia da criança, lembrando o caso de Teresa, a jovem de 17 anos que continua à procura de um dador compatível.

A campanha de procura por um dador compatível com a Marta levou 13 mil pessoas a inscreverem-se no registo português de dadores de medula óssea, desde Março até ao final de Junho.

Pedidos de ajuda na Internet

Tal como Marta, também Ana Catarina e Carolina Lucas procuram ajuda para os seus problemas de saúde em páginas da Internet.

Ana Catarina tem displasia septo-óptica (síndroma de Morsier), que lhe provocou hipoplasia dos nervos ópticos e cegueira. Os pais da menina de três anos acreditam que um tratamento na China com células estaminais pode ajudá-la e lançaram um blogue para recolher os fundos necessários para o tratamento, que dura seis a oito semanas.

A Carolina está a fazer tratamentos em Cuba para tentar andar, o que não consegue fazer devido à paralisia cerebral que sofreu. Tem cinco anos e na sua página da Internet revela que precisa de dinheiro para continuar as sessões de terapia em Cuba. Cada ciclo custa 11 mil euros e já lhe permitiram alguns progressos.»




in DN online, 07-7-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.