Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 8 de julho de 2009

António Chora: Militante do Bloco, mas...homem livre!


«Quando recebeu o convite do ex-ministro da Economia Manuel Pinho para participar no jantar de despedida, não hesitou em aceitar? Apesar de pertencer à Comissão Política do Bloco de Esquerda e disso poder ser de difícil gestão para o partido?

Quis saber em que qualidade era convidado. Como o convite era feito em termos pessoais não hesitei em aceitar. Não tenho inimigos na política, tenho adversários.

Francisco Louçã demarcou-se das suas declarações, segundo as quais Pinho fez muito pela indústria automóvel e reputou o jantar de carácter pessoal. Já foi abordado pela direcção do BE?

Comigo ninguém falou e quando falarem estou à vontade para responder. Estou num partido em que os militantes têm a máxima liberdade e foi nesse sentido que eu agi. Estive ali de boa-fé.

Hoje percebe o real impacto da sua presença no jantar?

Percebo que, infelizmente, as pessoas em Portugal confundem muito as coisas. Utilizam muito o lema, segundo o qual, o que parece é. Mas comigo nem sempre o que parece é. E na maioria das vezes, não é mesmo. Posso dizer que nem medi as consequências políticas de ter participado no jantar. Quem quiser que retire as consequências políticas.

Sente-se de pedra e cal no BE?

Sinto, porque até hoje ninguém pôs em causa a minha continuidade. O BE é o partido com que mais me identifico em termos ideológicos. É um partido onde não se ensina a odiar ninguém, contrariamente a outro onde eu militei [PCP].

Tem pena da saída de Pinho?

Face à acção não havia outra saída e eu próprio lhe disse. Mas, para a Autoeuropa, se isto tivesse acontecido mais longe das eleições podia ser complicado, já que estamos à beira de ultrapassar os nossos problemas em torno do lay-off para concorrer a outro produto, sem o qual não temos futuro. Precisamos de um ministro igual a este.

A Autoeuropa e outras empresas que trabalham para a Volkswagen de Palmela devem os postos de trabalho a Pinho?

Desde 2005 que o ministro se empenhou na continuidade da Autoeuropa em Portugal, bem como na manutenção de empresas importantes para a Autoeuropa, assegurando os nove mil postos de trabalho que dependem desta empresa. Falávamos regularmente, esteve sempre muito atento e nunca se poupou a esforços entre Portugal e a Alemanha para ajudar no que podia. »




Entrevista publicada no DN online, 08-7-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.