Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 21 de julho de 2009

Assista ao maior eclipse solar do século...(directo)...

Se não está na Ásia, pode acompanhar o fenómeno pela internet. O próximo é só em 2132.


Quando forem 02:35:21 em Portugal, a sombra da Lua ocultará completamente o Sol durante 6 minutos e 39 segundos, mas só os chineses poderão observar o eclipse solar mais longo do século na totalidade.
.
.
Se não quiser perder este fenómeno raro, pode acompanhá-lo aqui: http://www.eclipsesolar.es/live.html
.
.
O sul da região autónoma do Tibete e as províncias do centro da China, bem como a cidade de Xangai, serão locais privilegiados para observar o fenómeno, que ocorre por volta das oito da manhã no país. Na China, o eclipse já provocou um boom turístico, enquanto na Índia, acordou velhas mitologias que anunciam maus presságios. O eclipse será visível numa faixa de 17 mil quilómetros de comprimento e 200 de largura. Poderá então ser visto parcialmente no norte da Índia, leste do Nepal, Bangladesh, Butão, Myanmar, oceano Pacífico e ilhas meridionais do Japão. "Este eclipse é importante porque ocorre quando a lua está mais perto da Terra e, por isso, o seu diâmetro aparente é maior. Além disso, acontece numa região próxima da linha do equador, o que propicia uma duração mais longa", explicou ao i o astrónomo Máximo Ferreira. Cientistas de todo o mundo vão aproveitar a ocasião para estudar a actividade e a atmosfera do astro-rei, além de experiências para comprovar a teoria de que a gravidade do planeta diminui durante um eclipse solar.
Texto in jornal "i" online, 21-7-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.