Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

segunda-feira, 6 de julho de 2009

China: Protestos em Xinjiang já provocaram 140 mortos...(com vídeos)...



«Os motins ocorridos este domingo em Urumqi, capital regional de Xinjiang (noroeste da China), terão provocado 140 mortos e 816 feridos, de acordo com a agência oficial Xinhua. A polícia terá procedido a várias centenas de detenções, mas a situação estará hoje mais calma, após o trânsito ter sido encerrado em muitos bairros, acrescentou a agência.

Segundo relatos de agências noticiosas internacionais, a televisão estatal CCTV transmitiu imagens de violência, mostrando muitos civis ensanguentados, deitados no chão. Três civis da etnia Han morreram nos confrontos este domingo, acrescentou a Xinhua.

Ainda segundo a agência, os manifestantes "reuniram-se ilegalmente em vários locais da cidade e começaram a bater, destruir, saquear e queimar". O governo chinês acrescentou ainda que estes "motins étnicos" são uma afronta ao regime.

Já segundo outras fontes, os confrontos envolveram membros da etnia uigur, muçulmanos e turcos que contestam a presença chinesa na região e os controlos culturais e religiosos impostos pelo Partido Comunista Chinês.

Vivem cerca de 8,3 milhões de uigures na província de Xinjiang, sendo que alguns denunciam frequentemente a repressão religiosa e política conduzida pela China na região, sob o pretexto da luta contra o terrorismo.»





in jornal "i" online, 06-7-2009






Vídeo in DN online, 06-7-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.