Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 8 de agosto de 2009

Marta recebeu o transplante de medula...


Marta, a menina de cinco anos a quem foi diagnosticada leucemia em Janeiro, recebeu anteontem, quinta-feira, ao final do dia, o transplante de medula óssea. A transfusão "correu bem, dentro da normalidade", garantiu ao JN a tia da criança.

Marta irá agora iniciar a recuperação, no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa - onde fez a transfusão - podendo ficar internada entre "três semanas a três meses". Sendo os próximos dias "muito importantes para se perceber" se a Marta "aceita bem ou rejeita" a medula, explicou Maria João Drey.

Marta encontrava-se internada no IPO desde a semana passada - teve de ser sujeita a um tratamento de quimioterapia que se prolongou por vários dias para preparar o organismo para receber a transfusão. "O seu organismo tinha que estar a zeros" para o transplante, acrescentou, mencionado que os médicos lhe confirmavam os níveis de manhã, à tarde e à noite.

O tipo de leucemia diagnosticado a Marta é um dos mais graves e o transplante de medula era essencial. Durante três meses a família da menina fez apelos à doação de medula, nomeadamente na Internet. O caso foi divulgado pela Imprensa. A onda de solidariedade levou mais de 13 mil pessoas a inscreverem-se como dadoras. Dois dadores estrangeiros foram detectados - um norte-americano, outro espanhol; mas foi um português o escolhido para o transplante.

Marta vai recuperar numa zona de isolamento total, esterilizada, e a família terá de se desinfectar "como se fosse para uma cirurgia" para a poder ver.

A campanha para obter dadores compatíveis com Marta desenrolou-se no Facebook, tendo acolhido milhares de mensagens de apoio ao longo dos meses que durou o processo, depois de, em Fevereiro passado, ter sido feito o diagnóstico de leucemia.




Texto in JN online, 8-8-2009

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.