Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

domingo, 17 de janeiro de 2010

Haiti: equipa portuguesa com ajuda humanitária chega esta noite a Port-au-Prince...




A equipa de ajuda humanitária portuguesa, que já chegou aos Barbados, deverá descolar por volta das 19:30 (hora de Lisboa) rumo ao Haiti, onde deverá aterrar por volta da meia-noite (hora de Lisboa), adiantou hoje o coordenador da missão.

"Chegados lá vamos ter de estabelecer contactos com o centro de coordenação das Nações Unidas para receber informações", explicou Elísio Oliveira.

Em Port-au-Prince, devastada pelo forte sismo de terça-feira, que provocou um número indeterminado de mortos, a equipa portuguesa, com cerca de 30 elementos, irá fazer o reconhecimento do local, sendo que a grande preocupação neste momento é a segurança.

"Independentemente da presença dos Estados Unidos, a situação é ainda complexa" alertou o coordenador da missão durante o briefing realizado esta tarde com toda a equipa portuguesa, a quem pediu "humildade" e "muita atenção na forma como lidar com todo o processo".

A missão da equipa portuguesa consiste em montar, na capital haitiana, um campo para alojamento de emergência/temporário e com equipamento para intervenção médica.

O coordenador da missão portuguesa lembrou que "existe no terreno grande necessidade de tendas para alojar pessoas".

Neste momento, ainda não é conhecido o local onde a equipa portuguesa vai montar o acampamento.

"O primeiro ponto de abrigo é o aeroporto" de onde os elementos da missão portuguesa só deverão sair quando tiverem informações do local onde será possível montar o acampamento.

Também ainda não é possível precisar o número de pessoas que poderão ser apoiadas no campo português, uma vez que a capacidade depende do tipo de situações que aparecerem: assistência aos feridos, dar auxílio a pessoas em trânsito ou acolher famílias que vão permanecer no campo, explicou Elísio Oliveira.

Segunda-feira deverá sair de Lisboa mais um avião com mais equipamento de ajuda humanitária, nomeadamente com mais tendas e equipamentos necessários para a intervenção médica do INEM.

O avião da Força Aérea Portuguesa Hércules C-130 com ajuda humanitária portuguesa destinada ao Haiti chegou às 05:00 de Lisboa a Bridgetown, capital dos Barbados, onde aguarda autorização para aterrar no aeroporto haitiano de Port-au-Prince.

Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), hoje divulgadas, revelam que o sismo causou entre 40 mil a 50 mil mortos.
in "i" online, 17-01-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.