Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Haiti: podem ser mais de meio milhão de mortos...

A Cruz Vermelha Internacional adianta que 3 milhões de pessoas foram directamente afectadas.



Já há uma certeza: o primeiro-ministro do Haiti anunciou há momentos que o sismo de ontem à noite no Haiti provocou mais de uma centenas de milhares de vítimas. "Há mais de 100 mil mortos", disse Jean Max Bellerive. Trata-se do primeiro número oficial que o governo haitiano avança desde o sismo de ontem. No entanto, o primeiro-ministro afirma que o número de vítimas poderá ultrapassar as 500 mil pessoas.

Cerca de três milhões de pessoas - um terço da população do Haiti - terão sido atingidas pelo sismo, revelou durante a tarde a Cruz Vermelha Internacional. O departamento de estado norte-americano disse que espera um "número avultado de vítimas" .

As Nações Unidas estão já a preparar uma operação de socorro internacional em larga escala para o Haiti, que foi ontem abalado por um sismo de magnitude 7.0 na escala de Richter.


Até ao momento, não há número de vítimas oficial, mas devido à fragilidade das habitações na região, o governo acredita que os danos serão imensos. Grande parte da população da ilha vive em situação miserável, em pequenos casebres, sendo que toda a cidade era descrita na CNN como um "enorme bairro de lata. O número oficial de vítimas é ainda impossível de determinar, mas a Cruz Vermelha Internacional estima que o sismo violento tenha afectado mais de três milhões de pessoas e calcula que o número de mortos ascenda os mil.


Cerca de 200 pessoas são dadas como desaparecidas sob os escombros de um grande hotel de Port-au-Prince, que desmoronou na sequência do violento sismo de terça-feira no Haiti, declarou hoje o secretário de Estado francês para a Cooperação, Alain Joyandet. O Montan, situado perto do quartel-general da ONU (cujo edifício foi totalmente destruída pela violência do sismo), figura entre aos hotéis mais luxuosos de Port-au-Prince.

O papel das redes sociais
No Twitter e Facebook, foram criados vários grupos para ajudar as vítimas do violento sismo que abalou o Haiti, enquanto a estrela do hip-hop Wyclef Jean, um haitiano-americano, lançou um apelo a doações na sua página de Twitter. O grupo “Venham ajudar o Haiti”, destinado “a apoiar moralmente e partilhar informação em favor dos Haitianos”, contava com mais de 600 membros algumas horas após o tremor de terra.

O maior sismo da história do Haiti
Um sismo de 7.0 na escala de Richter atingiu cerca das 22h50 a costa do Haiti. O epicentro localizou-se a 15 quilómetros a sudoeste de Port-au-prince e a 10 de profundidade, informa o USGS - U.S. Geological Survey.

Depois do primeiro abalo sísmico, seguiram-se já três réplicas: 5.9, 5.5 e 5.1 na escala de Richter.
"É uma catástrofe de enormes proporções", afirmou já um membro do governo do Haiti. O embaixador do país nos Estados Unidos já apelou a ajuda norte-americana no terreno. Há registo de pessoas a chorar, em pânico. O palácio presidencial da capital caiu e um jornalista da Reuters afirma ter visto dezenas de mortos e feridos entre os escombros.


As autoridades locais emitiram um alerta de tsunami em Cuba, República Dominicana e Bahamas, dada a proximidade do epicentro em relação à costa, que entretanto foi retirado pelas autoridades norte-americanas. "Não existe ameaça de tsunami destrutivo generalizado, com base no histórico de sismos e tsunamis", afirmou o USGS imediatamente a seguir ao abalo.


De acordo com o USGS, o maior sismo reportado até ao momento na região foi em Junho de 1984, um abalo de 6.7 na escala de Richter.


O epicentro localizou-se a 140 quilómetros de Les Cayes, no Haiti e a 145 quilómetros de Barahona, na República Dominicana.


De acordo com a Associated Press, um hospital terá "colapsado", bem como um edifício com três andares, avança a Sky News. De acordo com as agências de notícias, o abalo sísmico terá provocado graves danos em edifícios da capital, Port-au-prince.

Entretanto, a CNN avançou com a notícia de que o edifício da maior cadeia de Port-au-Prince terá ruído, motivando a fuga de todos os detidos, ainda que não haja registo do número de pessoas em fuga.
in "i" online, 13-01-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.