Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

DESTAQUE: Apelo à dádiva urgente de sangue...

Reserva actual disponível só chega para dois dias. Instituto Português do Sangue pede à população que hoje e durante o fim-de-semana dê sangue. IPO de Lisboa e os hospitais São José e Amadora-Sintra estão de portas abertas, em horário alargado, para receber dadores.





A reserva portuguesa de sangue pode entrar em ruptura a qualquer momento. O sangue só chega para dois dias e os responsáveis fazem agora um apelo urgente à população para que dê sangue, ainda hoje ou durante o fim-de-semana. O objectivo é reforçar a reserva antes do Carnaval.

Ao Expresso, o presidente do Instituto Português do Sangue, Gabriel de Olim, explica que a escassez se deve a uma redução gradual das dádivas e ao aumento do consumo ao longo de 2009 e durante este ano.

"A média diária de consumo de sangue nos últimos 90 dias foi de 1034 sacos e só temos conseguido colher 970 sacos. Portanto, a reserva vai esgotando-se".

Grupo A é o mais deficitário
O sangue tem sido mais procurado porque estão a ser realizados mais actos médicos em que é necessário fazer transfusões. "Há mais transplantes de órgãos e estão a ser feitas mais operações, no âmbito do programa de recuperação da lista de espera cirúrgica", acrescenta Gabriel de Olim.

Para dar resposta ao apelo, vários hospitais alargaram o horário de funcionamento e os postos móveis foram reforçados. Durante o dia de hoje, os dadores podem dirigir-se ao IPO de Lisboa, aos hospitais Amadora-Sintra, São José e Egas Moniz e às unidades móveis na Loja do Cidadão das Laranjeiras e na Gare do Oriente. O grupo sanguíneo A é o mais deficitário.

Gabriel de Olim explica ainda ao Expresso que a recente paralisação dos enfermeiros durante três dias aumentou o risco de ruptura da reserva. "Fomos prejudicados porque a greve impediu que fossem recolhidos mais três mil litros de sangue que nos permitiriam aguentar até Março, quando as dádivas aumentam".

Frio e chuva afastam dadores
Segundo o responsável, "o frio e a chuva afastam os dadores". No ano passado, Portugal tinha mais de 300 mil dadores, um número que este ano rondará os 500 mil. Contudo, "a maioria esquece-se que é preciso fazer dádivas com regularidade", diz Gabriel de Olim. Ainda assim, "este é o primeiro apelo que fazemos em três anos porque temos tido auto-suficiência", acrescenta.

Em Portugal, há 24 hospitais que fazem colheitas de sangue, mas há 100 a consumir. Do total das necessidades hospitalares, dois terços do sangue é fornecido pelo Instituto Português do Sangue e um terço pelos próprios hospitais.


in Expresso online, última hora, 12-02-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.