Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 27 de abril de 2010

Choveram ovos e tomates no Parlamento da Ucrânia...

O Parlamento ucraniano transformou-se hoje, terça-feira, num campo de batalha. Membros da oposição atiraram ovos e tomates ao presidente da câmara legislativa, que teve de se proteger com guarda-chuvas. Veja o vídeo em baixo.




Em causa estava a decisão de prolongar a cedência de uma base militar ucraniana, no mar Negro, à da Rússia até 2042. A proposta foi aprovada pelos deputados da coligação do recém-eleito presidente Viktor Yanukovich e a oposição não encontrou melhor forma de protesto.

Foram lançados ovos, tomates e uma granada de fumo deflagrou dentro do Parlamento, que também foi palco de cenas de pugilato.

“O dia de hoje vai ficar na história como uma página negra na história da Ucrânia e do Parlamento ucraniano”, disse aos jornalistas a líder da oposição Yulia Tymoshenko. Os opositores do governo pretendiam que o acordo não fosse aprovado, de forma a que os russos fossem obrigados a sair da base militar até 2017, ano em que termina o actual acordo de cedência do espaço.

As forças governamentais defendem que a cedência da base militar é do interesse da Ucrânia, visto que vai permitir, segundo eles, a compra de gás natural à Rússia a baixo custo.


Texto e vídeo in JN online, 27-4-2010

Foto in Google

Título do Zorate

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.