Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

A coisa tá preta...



Bolsa em queda livre

«A bolsa portuguesa está em queda acentuada esta quarta-feira, com o principal índice, o PSI 20, a perder mais de 6%, às 11 da manhã. O BCP nunca valeu tão pouco.

A Bolsa de Lisboa estava a cair 6,36% às 11 horas. Três horas depois de uma abertura em queda, o PSI 20 mantinha a tendência descendente, com o BCP a atingir um mínimo histórico, com as as acções cotadas nos 55 cêntimos cada.

É a reacção dos mercados ao aumento do risco da dívida portuguesa, segundo a avaliação da agência de notação financeira Standard & Poor's, que baixou o "rating" da república em dois níveis, de A+ para A-.

"Os investidores entraram em pânico por causa do efeito contágio. A aversão ao risco vai continuar até que os problemas sejam resolvidos", explicava um gestor de fundos à agência Bloomberg, citado no Diário Económico.

A bolsa portuguesa abriu hoje, quarta-feira, em queda acentuada, com o principal índice, o PSI 20, a perder 4,33%, para os 6843,00 pontos. Os títulos da banca são os mais penalizados pela desconfiança dos investidores, com o BCP a perder 13% no arranque da sessão, às 8 da manhã.

Uma hora depois, a desvalorização do Banco Comercial Português estava perto dos 9%. Às 10 horas o BCP caía 8,94%. o BPI 8,33% e o BES 5,83 %. Às 11 horas, o BPI corrigia ligeiramente, com uma descida situada nos 6,53%, enquanto BES (7,35%) e BCP (9,69%) acentuavam as quedas.

Os pesos pesados do PSI 20 também sofrem com o "sell-off", com a Galp a desvalorizar 5,56%, a EDP 4,72, a PT 4,72%, a Brisa 6,7% e a Zon 9,6%.

Na terça feira, o PSI 20 encerrou a perder 5,36 %, para os 7152,42 pontos, tendo sido uma das bolsas que mais caíram entre as principais praças europeias.

A queda dos mercados, em consequência do aumento do risco da dívida portuguesa levou o ministro Teixeira dos Santos a exortar à união dos partidos. Pedro Passos Coelho foi o primeiro a responder e tem já agendada uma reunião, esta manhã, com o primeiro-ministro José Sócrates, para discutir o "ataque especulativo" dos mercados a Portugal.»
Texto in JN online, 28-4-2010
Título e subtítulo do Zorate

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.