Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 24 de abril de 2010

Fernando Nobre: "Gostava de saber que iniciativas o Manuel Alegre tomou em 34 anos de mandato como deputado."...

"O Estado não funciona também por culpa de Cavaco Silva"





Cavaco Silva "é Presidente da República há quatro anos e deixa Portugal bem pior do que quando começou". A frase é do médico Fernando Nobre, até agora o único candidato presidencial oficialmente assumido. Em entrevista ontem em directo ao SAPO Notícias, com direito a perguntas dos internautas, o presidente da Assistência Médica Internacional atinge também o principal adversário no espaço socialista: "Gostava de saber que iniciativas o Manuel Alegre tomou em 34 anos de mandato como deputado."

A uma pergunta do jornalista do i sobre como comenta as críticas de apoiantes de Alegre que classificam de "divisionista" a candidatura de Fernando Nobre, podendo facilitar a reeleição de Cavaco Silva, o médico respondeu em tom irónico: "Isso faz-me rir. Para já, que eu saiba, sou o único candidato declarado" e "se alguém vem dividir são aqueles que vêm depois de mim". Além disso, acrescenta Nobre, "há quatro anos, quando o PS teve um candidato oficial, isso não impediu Manuel Alegre de se candidatar e dividir todo o eleitorado do seu partido". Mais: "Isso foram foguetes que foram sendo lançados, e tenho muita pena que ele tivesse começado por aí, que eu fui empurrado por a, b, c ou d." Em suma: "É até triste que se vá por aí."

O Presidente da República é, porém, o alvo preferencial das críticas de Fernando Nobre. Por exemplo quando ataca Cavaco Silva pelo seu silêncio durante a visita à República Checa perante as críticas do homólogo Václav Klaus a países com défice excessivo: "O Presidente checo fez considerações ofensivas sobre a economia portuguesa. Eu não permitiria a nenhum dos meus homólogos que dissessem mal do meu país."

O caso das escutas a Belém também serve de campo de batalha eleitoral para o presidente da AMI: "Se o o Presidente da República tinha a certeza que estava a ser escutado pelo primeiro-ministro, só podia fazer uma coisa, que que era demiti-lo. E acrescenta: "Com desconfiança no topo do Estado não há governação possível. Se não tinha a certeza, tinha de ficar calado."

Manuel Alegre volta a ser atingido por Fernando Nobre a propósito de uma pergunta do jornalista do SAPO Notícias Marco Leitão Silva sobre se existem culpas a atribuir pelo actual rumo do país, com o défice público e o desemprego a crescerem: "Alegre e Cavaco estão na política há mais anos que eu. Têm mais responsabilidades que eu na actual situação do país", responde o presidente da AMI, repartindo as responsabilidades entre os dois adversários.

Cavaco Silva é ainda acusado de poder ser parcial no modo como exerce o cargo, desde logo a favor do PSD, de que foi militante durante muito tempo: "O Presidente tem de ser efectivamente supra-partidário. Se eu for jogador do Benfica ou do Sporting durante 20 anos e depois passar a árbitro, não vou ser objectivo. São fenómenos humanos."

"Estamos numa situação em que o normal funcionamento do Estado não está a acontecer, e isso também por culpa do senhor Presidente da República", dispara Fernando Nobre, justificando que "termos tido eleições separadas prejudicou o calendário do Estado", no que diz respeito, por exemplo, à aprovação do Orçamento do Estado. O médico referia-se aqui ao facto de as eleições legislativas e autárquicas não terem decorrido em simultâneo. Curiosamente, o PS rejeitou essa hipótese na altura.

"Tenho o objectivo determinado de não perder a minha alma e de não deixar de ser quem sou", declara o candidato, que se afirma independente e diz estar para além da esquerda e da direita.



Texto e foto de Fernando Nobre in "i" online, 24-4-2010
Cartoon de Manuel Alegre in Google

1 comentário:

Helder Fráguas disse...

Fernando Nobre é uma personagem admirável, com uma profissão das mais importantes na sociedade´e cuja acção é motivo de orgulho para todos os Portugueses.
Não vejo necessidade de ele atacar outros candidatos.
Helder Fráguas

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.