Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

terça-feira, 20 de abril de 2010

A meia-verdade de Otelo VS a meia-mentira do Oscar...


"Fiquei profundamente desagradado com o aparecimento das FP-25, porque liquidaram a possibilidade que tinha de estar no Parlamento."







Otelo Saraiva de Carvalho, trinta anos depois da aparatosa operação de lançamento de petardos, que assinalou a criação das Forças Populares 25 de Abril, o capitão de Abril voltou a reiterar que a Força de Unidade Popular (FUP) nada teve a ver com as FP-25. TSF, 20/04/2010, reproduzido no Expresso online.



Notas do Zorate:

Otelo Saraiva de Carvalho, com o nome de código Oscar (O de Otelo, S de Saraiva e CAR de Carvalho) ou Unidade, foi o grande mentor do Projecto Global.

O Projecto Global era constituído por várias componentes: Oscar/Unidade (Otelo), OUT (Organização Unitária dos Trabalhadores), ECA (Estrutura Civil Armada), entre outras.

ECA era, nem mais, nem menos, as FP-25 (Forças Populares 25 de Abril).

Em determinado momento aparecem na ECA (FP-25) duas correntes, uma radical e outra moderada (ligada a Otelo), sendo esta última contrária à prática de crimes de sangue.

É verdade que Otelo não esteve directamente ligado aos crimes de sangue cometidos.

Mas foi o Oscar que criou o monstro.

Quando Otelo percebeu que a "coisa" lhe estava a fugir das mãos, procurou transformar a OUT (que ajudei a criar em 78/79, com o saudoso Zeca Afonso, no anfiteatro da Biblioteca Nacional, ali bem perto da casa de Mário Soares, ao Campo Grande) em FUP (Força de Unidade Popular).

Mas, já era tarde...vários operacionais andavam á solta que nem cães raivosos.

Foi então que percebi que alguém queria transformar os meus sonhos num filme de terror.

E, tomei uma das poucas decisões acertadas da minha vida: saí no principio do filme, antes de sujar as mãos em cenas sanguinárias...

Como diria Fernando Pessoa: Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou escrever um livro…

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.