Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sábado, 10 de abril de 2010

Presidente da Polónia, Lech Kaczynski, morreu em acidente aéreo que matou 97 pessoas...(actualizado)...

- Lech Kaczinski -

O presidente da Polónia, Lech Kaczinski, morreu, esta manhã, quando o avião em que seguia se despenhou ao aterrar em Smolensk, na Rússia. Erro humano terá sido a causa do acidente que matou 132 pessoas.

"Hoje, às 10 horas e 56 minutos (07 horas e 56 minutos em Portugal Continental), quando tentava aterrar no aeroporto, o avião Tupolev-154, que fazia a ligação entre Varsóvia e Smolensk, despenhou-se nos arredores da cidade", precisou Irina Andrianova, porta-voz do Ministério para Situações de Emergência.


No mesmo avião, seguiam a mulher de Lech Kaczinski e diversos altos quadros do Governo e Parlamento da Polónia.

O primeiro balanço de 87 vítimas mortais foi actualizado. Serguei Markin, porta-voz do Serviço de Investigação da Procuradoria Geral da Rússia, afirma que iriam 132 pessoas a bordo do avião.

A comitiva do presidente polaco viajava a caminho das cerimónias fúnebres em memória das vítimas da matança de Katyn, em 1941.


- Tupolev 154 da Força Aérea Polaca, utilizado pelo presidente -

Erro humano

A queda do avião parece ter sido provocada por um erro da tripulação, noticia a agência Ria-Novosti, citando uma fonte das forças de segurança do Círculo Federal Central da Rússia, onde aconteceu a tragédia.

Segundo a imprensa polaca, além do Presidente Kaczinsk e sua mulher, viajavam no avião, altos funcionários polacos, nomeadamente o vice-presidente do Parlamento, o chefe dos Serviços Nacionais de Segurança, o dirigente da Casa Civil do Presidente, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e vice-chefe do Estado Maior das Forças Armadas da Polónia, o presidente do Banco Central e pelo menos cinco deputados.

No aparelho viajavam igualmente Richrad Kaczorowski, último Presidente da Polónia no exílio, o diretor do Instituto da Memória Nacional da Polónia, Ianus Kurtyk.

O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, anunciou a criação de uma comissão para investigar as causas da queda do avião que transportava o Presidente polaco.

Segundo um porta-voz do Kremlin, a comissão será dirigida pelo primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.

Medvedev enviou também para o local do acidente Serguei Choigu, ministro para Situações de Emergência da Rússia.


- Imagem do local do acidente transmitida pela televisão russa -

Texto e imagem do local do acidente, in JN online, 10-4-2010

Outras imagens in Google

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução há 66 anos.