Destas mãos que falam, saem gritos d'alma, gemidos de dor, às vezes, letras com amor, pedaços da vida, por vezes sofrida, d'um quase iletrado escritor. Saem inquietações, também provocações, com sabor, a laranjas ou limões. Destas mãos que falam, saem letras perdidas, revoltas não contidas, contra opressões, das nossas vidas! (Alberto João)

sexta-feira, 14 de maio de 2010

José Luís Saldanha Sanches (1944-2010)...



Saldanha Sanches, antigo colunista do PÚBLICO e actualmente comentador da SIC Notícias, estava internado há alguns dias e tinha-se afastado da vida pública há vários meses.

“Devo louvar a dedicação médica e carinho com que foi tratado por toda a equipa do hospital”, disse à Lusa a mulher, Maria José Morgado, procuradora-geral-adjunta.

Fiscalista, professor universitário, comentador político e jurisconsultor. Esta são algumas das várias actividades desempenhadas por Saldanha Sanches.

Nascido a 11 de Março de 1944, o seu percurso foi marcado pela irreverência, que sempre o acompanhou na juventude, em especial na década de 1970, quando se tornou militante do PCTP/MRPP.

Juntamente com a procuradora-geral-adjunta Maria José Morgado, com quem casou, e com José Manuel Durão Barroso, ex-primeiro-ministro e actual presidente da Comissão Europeia, Saldanha Sanches enfrentou o antigo regime, tendo sido mantido preso durante vários anos.

Faculdade de Direito

Em 1980, Saldanha Sanches licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com a classificação de 16 valores. Seis anos mais tarde, obteve o grau de Mestre em Ciências Jurídico-Económicas e, em 1996, o Doutoramento, na mesma área e na mesma instituição académica, com a classificação de Bom com Distinção.

A partir de então, o fiscalista passou a leccionar na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, primeiro como assistente, depois como professor auxiliar e, por fim, como docente associado e regente em cursos de mestrado.

Ao longo da sua vida profissional, Saldanha Sanches redigiu inúmeros artigos e livros, sobretudo sobre questões relacionadas com a tributação do lucro de empresas.

No currículo do fiscalista destacam-se ainda cargos no Centro de Estudos Fiscais, entre 1984 e 1996, no Conselho Nacional da Fiscalidade, entre 1996 e 2000, além de ter sido ainda membro fundador da “European Association of Tax Law Professors”.

Na sua biografia conta-se ainda a participação, entre Fevereiro e Setembro de 1997, na Comissão Monti para a Reforma dos Impostos sobre o Rendimento e Representação de Portugal, por nomeação do ex-ministro da Finanças António Sousa Franco.

Nos últimos anos, Saldanha Sanches foi comentador político e económico na SIC Notícias, além de ter sido mandatário do socialista António Costa, nas eleições para a Câmara Municipal de Lisboa.

Saldanha Sanches estava internado há três semanas no Hospital de Santa Maria, onde morreu cerca das 02h00 de hoje.




Texto in Público online, 14-5-2010

Sem comentários:

Contador, desde 2008:

Localizador, desde 2010:

Acerca de mim

A minha foto
"Horta do Zorate" é um blogue pessoal, editado por Alberto João (Catujaleno), cidadão do mundo, fazedor desencostado, em autoconstrução desde 1958.